Já abriu oficialmente o novo Laboratório em Contabilidade e Finanças do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), e tem como parceiras nove empresas de grande reputação.
Este novo equipamento já se encontra a funcionar Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), tem perto de 500 estudantes em formação – entre os cursos de licenciatura e de mestrado – e é um espaço de experimentação e de formação assente no saber-fazer e na investigação, que tem como objetivo colocar em contacto estreito os estudantes e o tecido empresarial.
O novo Laboratório é dotado de equipamentos informáticos e de exposição, softwares e bases de dados, entre outros recursos, e será um espaço destinado à reflexão sobre os problemas e desafios da Contabilidade e das Finanças, quer académicos quer empresariais, nas diversas áreas de atividade, nomeadamente contabilidade, relato financeiro, fiscalidade, auditoria, análise financeira e finanças empresariais.
De acordo com Pedro Pardal, subdiretor da ESCE/IPS e pertencente ao Departamento de Contabilidade e Finanças, este espaço serve “para que os estudantes adquiram mais competências, ou melhor, competências mais adequadas, porque o mercado vai exigindo novas práticas. Ao falar com as empresas, sentimos que há sempre um gap, uma disparidade. E nós consideramos que a academia deve ir alinhada com a prática empresarial.”
Na sessão de inauguração do novo Laboratório compareceram docentes, estudantes e as empresas parceiras, e foram assinados os protocolos de colaboração entre o IPS e as nove empresas parceiras, nomeadamente a Deloitte, a Epimetheus, a Unique Dashboard RCR, a Primavera, a KPMG, a Global Seven, a Bureau van Dijk, a DFK Consulting e a PwC.
[Foto: Instituto Politécnico de Setúbal]