Connect with us

Novidades

Incêndios. UTAD organiza debate com os principais especialistas

Publicado

em

Na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai juntar especialistas nacionais e internacionais numa conferência sobre os incêndios extremos, os fatores e os casos de estudo recentes.

Vão participar nesta conferência investigadores das universidades de Vila Real, Porto, Coimbra e Geórgia (nos Estados Unidos da América), para uma abordagem ao grande incêndio de Pedrógão Grande sob várias vertentes – meteorologia, clima, comportamento do fogo e sua severidade, e o impacto na comunidade.

Este debate decorrerá no âmbito do projeto Firextr, coordenado pela Universidade do Porto, e que tem como grande desafio compreender os processos biofísicos e humanos que explicam a ocorrência de incêndios extremos, para poder desenvolver estratégias mais eficientes de prevenção, preparação do risco de incêndio, e criar sociedades e ecossistemas mais resilientes.

Para prevenir e preparar a sociedade para eventos extremos de fogo, este projeto adota o conceito fire smart territories – uma abordagem social-ecológica em todas as etapas da gestão dos incêndios.

[Foto: Divulgação]

Continue Reading
Publicidade
Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *