Connect with us

A Tua Revista

Natal em modo DIY

Avatar

Publicado há

em

Já pensaste como vais desenrascar a situação das prendas de Natal deste ano? A tua Mais Superior dá-te as dicas mais económicas para a decoração de casa e da árvore, para uns presentes que nem vão parecer que foram feitos por ti, e para receitas que ficam ao nível das da tua tia!

Tu que és da geração do Art Attack – o mítico programa da Disney que passava na RTP2 ao sábado de manhã e ensinava todas as crianças a fazer as maiores obras-primas – estás agora na melhor altura da tua vida para pores em prática todos esses conhecimentos. Pois universitário que é universitário tem de andar sempre falido, e português que é português tem de conseguir sempre desenrascar a situação!

Decoração

Um copo e uma vela
Quem diria que um copo virado ao contrário dava uma base para vela tão interessante! Se tiveres por aí copos antigos – não, não utilizes aqueles do serviço que só saem do armário nesta altura – com esta ideia podes fazer várias variações com bolas da árvore, luzes, sinos, entre outras, que ficam muito interessantes em qualquer lugar.

Boneco de neve sem cenoura
Esta é talvez uma das opções mais “profissionais” que temos nesta lista. Com um marcador preto fazes os pontos dos olhos e da boca. Depois, pegas em algum tecido velho, papel de embrulho, lã, fita de embrulho e soltas a imaginação. Podes vestir o teu boneco de neve com um chapéu, uma gravata, um cachecol, um barrete, o pin da faculdade… E podes comprar estas lâmpadas no IKEA.

Bolachas para roubar
Sabes aquela caixinha redonda que tem os produtos de costura da tua avó? Por esta altura do ano dá-se um milagre de Natal e estas caixas ficam cheias de bolos de manteiga. Pega nas que têm um buraco no meio e prepara-te para prendê-las na árvore com um cordel ou fio de lã. Os chocolates de pendurar já são mainstream, por isso começa uma nova trend com as bolachas.

Cuidado!
Se tiveres animais de estimação, tem muita atenção porque isto pode correr terrivelmente mal.

Ideia!
Os donuts e algumas gomas também são assim. Se seguires esta dica, acredita que os teus enfeites na árvore não vão chegar à noite de Natal.

Prendas

Bases para copos “modernas”
Tens por aí cartão que ainda ninguém se lembrou de mandar fora? Então porque não apostas em fazer bases para copos? Basta desenhares no cartão e recortares com o x-ato. Depois, podes colar folhas de jornal com uma mistura de 50 por cento de água e 50 por cento de cola branca, de forma a endurecer o cartão. Duas ou três camadas são suficientes. Deixas secar e no final decoras com spray ou tinta.

Marcador para livro
Se há um presente muito frequente durante a altura do Natal, mais do que os pijamas, são os livros. Se tiveres tempo podes escrever um romance para oferecer a alguém, mas se não tiveres, porque não fazer marcadores? Só precisas de lã e de tesoura.
Primeiro cortas dois pedaços de lã com cerca de 30 centímetros cada. Depois, começas a enrolar a ponta do novelo à volta dos dedos da mão não dominante, seguro mas não demasiado apertado. Conta 90 voltas e depois retira cuidadosamente da tua mão. Coloca a bola enrolada em cima de um dos pedaços de 30 centímetros que fizeste no início e áta-lo à volta da bola.
Agora pega no outro e faz um nó para unir os dois pedaços de lã de forma a fazer uma bola com um fio pendurado. Com cuidado, corta à volta da bola, que depois deve ficar semelhante a cabelo despenteado. Terás de aparar a lã de forma a fazer uma esfera perfeita, e aí terás um marcador de livros muito giro.

Ideia!
Agora que já sabes fazer pompons, porque não utilizar esta técnica para fazer outras prendas, como porta-chaves e decorar acessórios para o cabelo?

Manteiga corporal caseira
Quão bom é poder oferecer um creme biológico e orgânico a alguém? Tenta comprar numa loja – desafiamos-te a arranjar algo mais barato do que isto. Não te preocupes, pois só leva três ingredientes. Basta misturar numa taça um copo e meio de óleo de côco sólido, 3 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de raspas de algum citrino. Ela fica um pouco líquida no primeiro dia, mas nos seguintes começa a solidificar mais. Como não tem adição de conservantes, não convém ser guardada por mais de uma semana, e como esta receita faz bastante produto, aproveita para ficares com algum para ti e para distribuíres por mais pessoas. Pode ser utilizado como creme para fazer a depilação, para a pele seca, para o banho e até para adicionar a uma chávena de chá bem quente!

Especial – Será uma prenda ou uma receita?
Infused Vodka

O que vais beber este Natal? E oferecer? Com apenas uma garrafa de vodka podes fazer os teus próprios sabores, tanto para ti como para os teus amigos. Não há nada mais simples do que isto – num jarro colocas a vodka e o sabor que queres acrescentar, fechas, abanas algumas vezes por dia e em 4 ou 5 dias tens a tua bebida pronta.

Ficam aqui algumas ideias:
Mirtilo/morango/amora e manjericão
Casca de laranja, vagem de baunilha e pau de canela
Marshmallows
Limão, chá verde e gengibre
Aveia e mel

Receitas

Bolachas de Natal
Massa:
6 chávenas de farinha de trigo
½ chávena de mel
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 gemas
1 chávena de açúcar amarelo
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de leite morno
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Glacê:
1 clara
250g de açucar em pó
1 colher de sopa de limão
Corantes alimentares

Para a massa:
– Peneira a farinha, o cacau, o gengibre, a canela e o bicarbonato de sódio para uma taça.
– Com uma batedeira ou no liquidificador, junta a manteiga, o açúcar branco e amarelo, o mel, o leite e as gemas (uma de cada vez), mexendo sempre.
– Gradualmente, vai acrescentando a mistura da farinha e bate até teres uma mistura homogénea.
– Coloca a massa numa taça e leva ao frigorífico por duas horas.
– Um pouco antes do final das duas horas, liga o forno a 180º.
– Estica a massa entre dois plásticos e corta com cortadores próprios (se não tiveres, corta com a faca – não fica tão uniforme, mas dá perfeitamente).
– Leva ao forno até as bolachas dourarem. Depois, deixa-as ao ar para que arrefeçam.

Para o glacê:
– Bate a clara em castelo, acrescentando gradualmente o açúcar. Divide em quatro recipientes.
– Um deles está pronto. No segundo, adiciona corante vermelho e mexe com cuidado. No terceiro faz o mesmo, mas com corante verde.
– Para o último, acrescenta pingos de água ao mesmo tempo que mexes. Quando tiveres uma mistura líquida, pára. Este líquido vai fazer com que os teus biscoitos brilhem.
– Tendo a certeza de que as bolachas estão frias, acrescenta uma camada deste último. Quando secar, fazes desenhos nas bolachas com os outros glacês. Podes colocá-lo num saco de plástico e cortar uma ponta para desenhares mais facilmente.
Truque: Há à venda glacê pronto em canetas próprias. Se não te quiseres chatear, podes utilizar este truque para decorar as bolachas.

No-bake cheesecake de frutos vermelhos
Base:
250g de bolacha Maria
150g de manteiga

Recheio:
300g de queijo creme
6 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
3 dl de natas

Cobertura:
200g de açúcar
150g de frutos vermelhos

Para a base:
– Coloca papel vegetal numa forma de fundo amovível. Se não tiveres nenhuma, coloca numa forma bonita, de vidro ou barro, para se não conseguires tirar ficar já bonitinho para servir.
– Derrete a manteiga no microondas (se a ouvires a estalar, desliga logo, vê como está, e se for preciso, coloca mais uns segundos).
– Esmaga as bolachas com um triturador, um liquidificador, um rolo da massa, um machado, aquele sabre luz do Star Wars que tens no quarto, o que achares melhor, mas tenta não fazer apenas com as mãos pois fica com muitos grumos.
– Junta a manteiga e as bolachas esmagadas numa taça e mexe bem, de forma a que todas as migalhas fiquem húmidas. Depois coloca na forma, pressiona bem com uma colher ou com as mãos e coloca no frigorífico.

Para o recheio:
– Parte as folhas de gelatina para uma caneca e coloca água suficiente para as submergir. Deixa-as de molho durante um bocado.
– Deita o leite condensado, as natas e o queijo creme no liquidificador e põe no nível 2 ou 3.
– Enquanto os ingredientes estão a ser misturados, vê como estão as folhas de gelatina. Se estiverem como uma massa esquisita leva ao microondas uns segundinhos para que derretam. Vai controlando isso e, quando estiver completamente líquido, podes juntar aos restantes ingredientes.
– Mexe mais dois ou três minutos, desliga e coloca o creme na forma com a bolacha e novamente no frigorífico.

Para a cobertura:
– Coloca os frutos vermelhos e o açúcar num tacho em lume brando e vai mexendo de vez em quando até ficar com uma consistência mais compacta. Quando isso acontecer, desliga o lume e guarda a cobertura.
– Convém deixar o cheesecake no frigorifico até solidificar (entre uma a duas horas). Depois, quando for para servir, retiras do frigorífico e, se der para tirar da forma, deitas a cobertura de frutos vermelhos e fica pronto para deliciares e engordares toda a família.

Opção – Cheesecake de Limão
Adiciona o sumo de um limão ao recheio, e como cobertura coloca apenas raspas. Podes fazê-lo com outros sabores, mas como é uma receita muito doce, tenta sempre utilizar frutas ácidas para contrabalançar os sabores e não ficar enjoativo.

[Texto: Afonso Alexandre]
[Fotos: Ana Cruz]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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