A 23ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português decorre entre 27 de novembro e 5 de dezembro, na cidade de Coimbra.
Os grandes destaques deste ano são os filmes Quem é Bárbara Virgínia? e O Homem de Trás-os-Montes, num total de 130 obras que ao longo de sete dias vão estar em exibição, contabilizando 60 horas de cinema.
A primeira sessão tem início às 15 horas no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) com a exibição de A Tocadora, uma animação de Joana Imaginário. Em seguida serão mostrados os documentários António e Cristina de Cristina Hanes – vencedor do Prémio Pardino d’Oro do Festival de Cinema de Locarno – e Quem é Bárbara Virgínia? de Luísa Sequeira, sobre a primeira mulher a realizar um filme em Portugal.
Às 17h30 terá lugar a segunda Sessão Juvenis, com a exibição do documentário Nasci com a Trovoada – Autobiografia póstuma de um cineasta, realizado por Leonor Areal, e que serve de homenagem a Manuel Guimarães, o único realizador neo-realista do cinema nacional.
Mais tarde, pelas 21h45, o TAGV vai receber também a cerimónia de abertura do festival, com apresentação de Luís Rodrigues e Sandra José, e enumeração das principais atividades pelo diretor do festival, Vítor Ferreira. Por fim, haverá lugar ao visionamento de A Costureirinha, produção da sexta edição do curso de cinema Cinemalogia.
Os bilhetes pontuais encontram-se à venda nos locais de exibição, e custam entre 4 euros para estudantes, seniores, sócios e desempregados, e 5 euros para o público em geral. Os packs de cinco sessões custam entre 15 e 20 euros, e o livre-trânsito entre 25 euros e 30 euros.
[Foto: Organização]