Connect with us

Lazer & Cultura

Doc’s Kingdom oferece bolsas de participação a jovens cineastas

Avatar

Publicado há

em

O Seminário Internacional sobre Cinema Documental celebra este ano o seu 17º aniversário e vai oferecer quatro bolsas de participação a jovens cineastas que incluem entrada, alojamento e alimentação.

O Doc’s Kingdom acontece de 3 a 8 de setembro na vila de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo. São seis dias de visualização de documentários, debates e sessões com artistas e realizadores. Dentro dos nomes confirmados estão, por exemplo, Billy Woodberry, membro chave do movimento Los Angeles School of Black Filmamakers e uma referência em filmes sobre a realidade negra, de desta o Bless Their Little Hearts (1984). Outro nome confirmado é o do projeto Inhabitants, constituído por Mariana Silva, Pedro Neves e Margarida Marques. É um canal online de vídeos documentais em formato de curta metragem, sendo que todos os seus membros expõem e são convidados para festivais e mostras de cinema e arte um pouco por todo o mundo. Também Sana na N’Hada vai marcar presentaça em Arcos de Valdevez. Este cineasta guineense foi um dos pioneiros do cinema no seu país, sendo que grande parte dos arquivos do Instituto Nacional de Cinema da Guiné-Bissau foram produzidos por ele. Podes ver aqui a lista completa de realizadores e artistas que vão estar presentes.

Para te habilitares a ganhar a bolsa tens até dia 21 de agosto para enviares uma carta de motivação com nota biográfica para o e-mail docskingdom@docskingdom.org. Se não ganhares ou apenas estiveres interessado nest evento, o preço da participação é de 25 euros e algo que é bastante singular nesta iniciativa é que o programa não é partilhado. Quem quiser fazer parte terá de ir “às cegas” e não vai perder nada pois não há sessões paralelas.

O nome Doc’s Kingdom é uma homenagem ao cineasta Robert Kramer e o seminário deste ano tem o tema Surfacing Trouble/ Emergir no Conflito. A curadoria deste movimento documental foi de Filipa César, Olivier Marboeuf e Nuno Lisboa. Este último é o responsável pelo Festival desde 2013, ano em que a programação começou a ser secreta.

O Doc’s Kingdom é produzido pela Apordoc, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual e co-produzidos pelo Município de Arcos de Valdevez. O seminário tem acordos que permitem comprar um bilhete com refeição incluída ou com alojamento e refeição. Os sócios da Apordoc têm um desconto de 20 por cento nos bilhetes. Podes fazer a inscrição e ver todos os valores aqui.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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