Começa hoje e estende-se até quarta-feira, dia 5 de julho, o Ciência 2017, o Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia.
É a mais importante reunião de cientistas, investigadores e técnicos de diferentes disciplinas e instituições realizada em Portugal. A decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, este evento vai reunir mais de 3 mil investigadores de todas as áreas, técnicos, empresários, gestores e técnicos da administração pública e instituições culturais, professores e estudantes de todo o sistema de ensino público e privado. Para além disso, vai juntar também cientistas e todos os cidadãos interessados na dinâmica da produção e difusão do conhecimento em Portugal.
Este será um espaço de apresentação e de debate do que fazem muitos dos laboratórios de investigação, bem como um certame privilegiado para a criação de redes e contactos. O Encontro Ciência 2017 vai ainda contribuir para aprofundar o debate sobre o futuro da Ciência em Portugal, através da discussão do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2017-2020.
Destaque ainda para a Índia, país convidado do evento pela primeira vez, que atesta o novo enquadramento para a cooperação internacional em ciência e tecnologia do Encontro Ciência 2017. No âmbito dos acordos estabelecidos com este país desde o início do ano, serão vários os cientistas e técnicos de instituições indianas de reconhecido mérito.
Neste encontro vai ainda discutir-se a organização da atividade de investigação e as perspetivas para o futuro – com a apresentação e discussão dos termos de funcionamento de Laboratórios Associados, de Redes de Cooperação Científica e Tecnológica, da Rede de Infraestruturas Científicas, da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), assim como da preparação em curso de Laboratórios Colaborativos. Haverá ainda um debate sobre formas e mecanismos de estimular o contributo do conhecimento científico para a prevenção de fogos florestais.
No total, serão cerca de 100 sessões temáticas, 45 demonstrações e mais de 300 posters de estudantes e investigadores a serem projetados nos átrios do Centro de Congressos de Lisboa. A entrada é gratuita.
[Foto: Organização]