Connect with us

A Tua Revista

O Jorge Mendes do recrutamento

Avatar

Publicado há

em

Criada há cerca de três anos por um português (Luís Mendes) e por um suíço/espanhol (Raphael Heraief) enquanto estudavam numa universidade de Madrid, a Unono começou por ser um website de informação dedicada aos estudantes universitários, para se transformar num portal de recrutamento para quem ainda estuda, para quem já acabou o curso ou para quem procura uma segunda ou terceira oportunidade de trabalho.
Porque Unono é isso mesmo: União. É o que significa a palavra grega nono, à qual os criadores da empresa juntaram o U de universidade, para simbolizar a reunião do pessoal universitário. Com sede em Madrid e escritórios em Lisboa e em Lausanne, esta startup tem os olhos postos na expansão com um objetivo: Ser a melhor, o Jorge Mendes do recrutamento.

Uma plataforma que faz o trabalho por ti
Quando te registas numa plataforma de emprego, costumas submeter o teu CV e depois responder individualmente a cada oferta. Na Unono só precisas de enviar o teu currículo uma vez, de acordo com o Mário Tarouca, responsável de marketing: “Enquanto noutras plataformas acabas por perder horas no processo de resposta a ofertas de emprego, na Unono acontece o contrário. Submetes o teu currículo, os teus dados e a tua carta de motivação uma só vez, e nós tratamos do resto”, afirma.
E como é que isso é feito? A Unono desenvolveu um algoritmo que analisa a informação que lhe dás, cruza-la com o teu background e encontra um match para ti de entre as ofertas de emprego que existem na plataforma, tanto em Portugal como em Espanha, como noutros países onde a Unono pretende estar futuramente.
Para além disso, ao registares-te na Unono podes, conforme nos explicou o Mário, “receber dicas sobre o que deve constar do teu currículo e como o deves apresentar, como te deves comportar numa entrevista, etc”. Tudo isto é inteiramente gratuito.

Um match entre candidato e empresa
Podem fazer parte da Unono a jovens provenientes de todas as áreas de formação, mas a empresa oferece especialização acrescida em alguns setores de atividade – este ano, por exemplo, a sua estrutura está muito focada nas Tecnologias de Informação, com o objetivo de ter cada vez mais empresas desta área a recrutar na plataforma.
Atualmente, trabalham na Unono cerca de 30 pessoas, seis delas em Portugal. E a empresa está a recrutar pessoas que acreditem no projeto e que tenham vontade de melhorar a plataforma, segundo o Mário Tarouca: “Vamos fechando acordos com as empresas, que nos submetem as suas ofertas de emprego. E quando há um match com um determinado candidato, entramos em contacto com as duas partes e estabelecemos a ponte. A partir daí saímos da equação e deixamos o processo de seleção decorrer de forma normal”.

Para as empresas, a grande vantagem da Unono é a triagem previamente realizada às centenas de currículos recebidos, para lhes chegarem apenas ou três ou quatro que melhor se encaixam às funções requeridas. Este é um trabalho que é feito por uma equipa de profissionais de recursos humanos, com garantia de qualidade e de ajuste às necessidades de cada organização – idade, localização, background, etc.
As empresas pagam à Unono uma fee por cada candidato efetivamente contratado, num valor que varia consoante a posição a desempenhar, a experiência ou a área.

Mais emprego com um CV… em vídeo
Outro dos fatores diferenciadores da Unono é a possibilidade de, para além das informações habituais sobre o candidato, poder ser feito um CV em vídeo, com a duração de dois/três minutos.
A empresa fez inclusivamente um estudo, que concluiu que as pessoas que apresentem este vídeo têm cerca de 60% mais probabilidades de conseguir emprego. Isto porque, segundo o Mário, é “um suporte muito valorizado pelas empresas, que conseguem ter uma primeira impressão mais real, analisando a tua postura, linguagem corporal e reação ao stress, entre outras coisas”.
Atualmente, a Unono já está a trabalhar num software que vai analisar os vídeos dos candidatos em tempo real, e que ao mesmo tempo lhes vai lançar questões, para testar a sua capacidade de reação.

Empregos… e também estágios
A Unono anunciou também recentemente a criação de um programa de estágios de verão. Com um conjunto de empresas já confirmadas, a ideia por criar oportunidades de estágio remuneradas – ou no mínimo com o pagamento de subsídio de alimentação e dos transportes – para que quem ainda está a estudar possa começar a ter contacto com o mercado de trabalho.
Vai funcionar exatamente da mesma forma, isto é, os candidatos registam-se na plataforma e aguardam pelo match com as empresas que estão à procura de estagiários.

Os Embaixadores Unono
Quem melhor que os estudantes de Ensino Superior para passar a mensagem sobre a Unono? Foi isso que pensaram os seus fundadores, e é por isso que estão à procura de embaixadores nas faculdades de todo o país. Qualquer pessoa o pode ser, desde que seja ou tenha sido estudante universitário e resida em Portugal.
Ao te tornares embaixador, recebes um link no qual podes partilhar a tua rede de contactos com a empresa. Como contrapartida, habilitas-te a ganhar prémios mensais.

[Entrevista: Tiago Belim]
[Fotos: Unono]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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