O IPCB Solar Racing Team foi o grande vencedor da Maratona da Portugal Solar Challenge 2017, a 3ª corrida de veículos elétricos movidos exclusivamente a energia solar.
Realizada no dia 31 de março, a corrida foi organizada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e teve como objetivo a promoção da mobilidade sustentável, em particular os veículos solares de baixo custo. O vencedor foi o IPCB Solar Racing Team – um grupo de professores e alunos da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), que se dedicam à construção de veículos movidos a energia solar.
Relativamente ao ano passado, esta equipa fez melhorias num dos seus veículos para poder entrar na competição de 2017, e apesar de ser a equipa com menos experiência acabou por terminar no primeiro lugar na prova Maratona / Melhor Equipa, graças ao esforço e ao empenho de todos os seus elementos.
Esta competição consiste num percurso composto por retas longas, curvas rápidas e apertadas, e com um perímetro total de cerca de 1500 metros. Ao longo de trinta minutos, os seis carros em pista – a maioria deles construídos pelos alunos do Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da FCUL – competiram entre si numa corrida de endurance em que a cada 10 minutos havia a obrigatoriedade de troca de pilotos.
O IPCB Solar Racing Team é composto por professores e alunos da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, com ligações à Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações e Licenciatura em Engenharia Industrial do IPCB.
[Foto: Instituto Politécnico de Castelo Branco]