A Festa do Cinema Italiano já é um clássico desta altura do ano. À 10ª edição, este festival de filmes feitos em Itália quer crescer ainda mais.
Pela primeira vez, a Festa do Cinema Italiano vai acontecer em simultâneo em cinco cidades – Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal – na primeira quinzena de abril. A abertura é a 6 de abril, em Lisboa, com a antestreia nacional de Sonhos cor-de-rosa de Marco Bellochio, um filme já exibido em Cannes.
Este ano, o programa do festival é dedicado à cidade e à cultura de Nápoles, com foco no impacto literário da escritora Elena Ferrante, autora da tetralogia daquela cidade. Da programação, o diretor Roberto Savio destaca o filme Políticos Não se Confessam, com a presença do realizador Roberto Andò, e a exibição em antestreia dos 12 episódios da segunda temporada da série televisiva Gomorra, com a presença dos atores Marco D’Amore e Salvatore Esposito.
Neste programa será exibido também o filme L’amore Molesto, a partir de um outro romance da escritora em destaque, e haverá uma homenagem ao realizador Dino Risi, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.
O encerramento será feito com In Guerra per Amore, um filme que o realizador Pierfrancesco Diliberto apresentará em Lisboa.
Depois destas, a Festa do Cinema Italiano vai passar por mais 10 cidades portuguesas, e durante o verão chegará a Angola, Moçambique, Cabo Verde e Brasil.
[Fonte e Foto: Divulgação]