Connect with us

Ciência & Tecnologia

Já há data para o fim do roaming!

Avatar

Publicado há

em

Depois de muito já se ter falado sobre o fim do roaming na União Europeia, parece que há finalmente acordo para pôr fim a estas tarifas móveis.

O Conselho da UE, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu já chegaram a um acordo informal para o fim do roaming. E esse fim chegará, ao que tudo indica, a 15 de junho, dia a partir do qual deixam de existir tarifas pelo uso de telefones móveis noutro Estado-membro.

Entre as operadoras, o preço máximo a retalho que poderão cobrar umas às outras pelo roaming será de 0,032 euros por minuto (em vez dos atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz, e de 0,01 euros (menos um cêntimo do que até aqui) para as SMS.
Relativamente aos dados móveis, está também prevista uma redução significativa dos atuais 50 euros por gigabyte para 7,7 euros, a partir dessa mesma data. Essa redução perdurará no tempo, passando a 6 euros em 1 de janeiro de 2018, a 4,5 euros em 2019, a 3,5 euros em 2020, a 3 euros em 2021 e a 2,5 euros em 2022.

A expetativa da União Europeia é a de que estes novos valores sejam suficientemente baixos para possibilitar aos operadores oferecer o roaming aos seus clientes, sem aumentar os preços praticados no país de origem.

[Fonte: Sapo Tek]

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *