Com a chegada do novo ano, a habitual subida de preços vai fazer-se sentir em diversas áreas. As portagens são uma delas.
Algumas autoestradas vão ficar mais caras em 2017. Se vais para fora de carro para passar o ano, atenção que o regresso pode já ser mais dispendioso…
Na A1, por exemplo, os veículos de classe 1 vão pagar mais 35 cêntimos, o que fará com que o trajeto Lisboa-Porto custe 21,60 euros. Já a circulação na A2 (Lisboa-Algarve) terá um aumento de 15 cêntimos, o mesmo que a A22, mais conhecida como Via do Infante. Feitas as contas, na A2 vais passar a pagar 20,45 euros, e na A22 8,70 euros.
Nas travessias sobre o Tejo também vai haver novidades. As pontes 25 de Abril e Vasco da Gama sofrerão aumentos que variam entre os 5 cêntimos para a classe 1, em ambas as pontes, e os 15 cêntimos para a classe 4, na ponte Vasco da Gama. O normal é que comeces a pagar 1,75 euros na ponte 25 de Abril, e 2,75 euros na ponte Vasco da Gama.
De acordo com o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, esta atualização de preços vai abranger “22% das portagens, e será de apenas 5 cêntimos na generalidade das taxas de classe 1, e de 10 cêntimos num número reduzido de situações”. De resto, acrescenta ainda que “em 78% dos casos, não haverá qualquer acréscimo de preço”.