Foram batidas oito marcas nacionais universitárias no Campeonato Nacional Universitário de Natação – Piscina Curta. A Associação Académica de Coimbra conquistou o prémio coletivo.
Numa prova verdadeiramente impressionante, foram oito os novos recordes nacionais estabelecidos entre os mais de 180 nadadores universitários participantes.
Na competição feminina, foram batidas marcas nas distâncias de 50m livres, 50m costas, 100m costas, 200m estilos e 4x50m estilos. Rosa Oliveira da AAUBI em 50m livres, Francisca Azevedo da NOVA em 50m costas, Rita Frischknecht da AEFML em 100m costas, Vânia Neves em 200m estilos e a equipa da AAUM em estafetas 4x50m estilos, são as novas detentoras de recordes universitários.
Vânia Neves, atleta olímpica, é agora detentora de três recordes nacionais universitários, depois de acrescentar o de 200m estilos aos de 200m livres e 400m livres.
Do lado masculino, Mário Alexandre Pereira bateu a marca dos 50m livres e Sérgio Baptista a de 50m bruços. Em 100m livres, foi Alexandre Lages Ribas a bater a melhor marca nacional universitária.
Digno de nota é o facto da maioria dos recordes agora batidos serem da época anterior, o que mostra a competitividade que existe nos nacionais universitários de Piscina Curta.
Relativamente aos vencedores, a Associação Académica de Coimbra conquistou o troféu coletivo com 145,5 pontos. relegando para 2º lugar, a Universidade do Porto ficou em 2º lugar e a Associação Académica da Universidade de Aveiro no último lugar do pódio.
Nas variantes individuais, os principais destaques foram Mário Pereira da AAC e Vânia Neves da U. Porto, que conquistaram três medalhas cada. Mário Pereira conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, e Vânia Neves fez a tripla, ao vencer três títulos nacionais universitários.
Destaque ainda para Hugo Trigo da AAUAv e Alexandre Lages Ribas da AAUTAD, que venceram duas medalhas de ouro cada.
O Campeonato Nacional Universitário de Natação – Piscina Curta decorreu no dia 4 dezembro, no complexo do Sport Algés e Dafundo, com organização local da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, em parceria com a FMH.
[Foto: Organização]