Assinala-se hoje, em Lisboa, no Porto e em Braga, a Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende atrair jovens para a ciência.
São 90 atividades a decorrer na noite de hoje, desde oficinas, atividades experimentais e debates, passando por um café de ciência e por um quiz. Haverá também demonstrações e uma oferta cultural que inclui, por exemplo, uma “aula” de danças tradicionais europeias.
Em Lisboa, por exemplo, entre as 18 horas e a meia-noite, mais de 250 cientistas vão estar entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Praça do Príncipe Real e o Miradouro de São Pedro de Alcântara. O museu em questão estará de portas abertas ao longo da noite, e as exposições terão entrada gratuita. Poderás conversar estes especialistas sobre, entre outras coisas, as criaturas protagonistas da exposição Dinossauros que viveram na nossa Terra.
No Porto, para além de demonstrações, jogos interativos e quizzes, o programa conta com experiências de realidade virtual, visitas guiadas ao Jardim Botânico, incluindo uma expedição naturalista ao estilo do século XIX e uma missão de reconhecimento da fauna presente nos charcos e lagos.
Em Braga, a Noite Europeia dos Investigadores vai acontecer no Museu D. Diogo de Sousa, com experiências que vão da biologia à psicologia.
Não percas!
[Foto: Organização]