O programa chama-se PlayStation First e já arrancou no Instituto Politécnico de Leiria e na Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC).
Fomentar a formação na área dos videojogos, oferecendo aos jovens a oportunidade de criar conteúdos para as plataformas da PlayStation. É esta a ideia da PlayStation First, uma iniciativa que chega agora ao mundo universitário português para apoiar o desenvolvimento de videojogos, através de incentivos à formação, desde o Ensino Secundário ao Universitário, e à apresentação de novos projetos ou parcerias com outras entidades da indústria dos videojogos.
Com a implementação do programa PlayStation First, os estudantes do Instituto Politécnico de Leiria e da ETIC passam a ter acesso às ferramentas oficiais de desenvolvimento de conteúdos para a PS4. Contam ainda com a supervisão de profissionais da Sony Interactive Entertainment em várias áreas fundamentais como artes gráficas, desenvolvimento, marketing e negócio.
O PlayStation First chegou à Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia do Instituto Politécnico de Leiria no ano letivo 2015/2016, e segundo Nuno Fonseca, coordenador do curso, “é fundamental formar profissionais de jogos para terem várias valências. Queremos que um aluno aprenda a criar jogos desde o mobile às consolas”.
Inserida na unidade curricular de Projeto do 2º e 3º anos do curso, a iniciativa da PlayStation vem colmatar uma lacuna no ensino dos videojogos. “Neste momento, o PlayStation First é o único programa ativo para o desenvolvimento de jogos para consolas. Não sabemos como vai ser a realidade das consolas daqui a uns anos, por isso para nós é muito importante apostar na formação de profissionais nesta área”, conclui.
Na ETIC, o programa vai arrancar neste ano letivo, para alunos do 2º ano do curso Higher National Diploma de Animação e Videojogos. Segundo o coordenador do curso, Ivan Barroso, “faltava um ecossistema de consolas em Portugal, cuja formação fosse aprovada oficialmente por uma grande marca. E temos essa procura no mercado. Há empresas nacionais a quererem contratar pessoas conhecedoras dos vários parâmetros de qualidade neste tipo de produções”.
Este responsável acrescenta ainda que a ETIC quer que os seus alunos “tenham formação em consolas, com vista a participarem também nas edições dos Prémios PlayStation”, explica Ivan. Os alunos do curso da ETIC têm a oportunidade de fazer o 3º ano em universidades no Reino Unido, onde o programa PlayStation First está igualmente implementado, para terminar a sua formação.
O PlayStation First já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália, e começa agora a dar os primeiros passos em Portugal.
Sabe mais sobre o PlayStation First aqui.
[Foto: PlayStation Portugal]