Connect with us

Novidades

Uma Associação Académica que põe Évora a mexer!

Avatar

Publicado há

em

O Alentejo também pode ser um sítio agitado. Que o diga a Associação Académica de Évora, a representar os estudantes da região desde 1978, e que arranca em força o novo ano letivo com muitas atividades, um serviço que te ajuda a encontrar casa na cidade e um projeto que promete proporcionar experiência profissional aos alunos da instituição.

Setembro é, normalmente, um mês preenchido para as Associações de Estudantes, com a receção aos novos caloiros como principal ocupação. Em Évora, a Associação Académica foi mais além, e organizou várias atividades, entre as quais um Encontro Nacional de Estudantes, dois eventos dedicados às Associações Académicas, e uma Feira de Emprego que trouxe aos alunos de Évora uma excelente novidade.

O Encontro Nacional de Estudantes de Medicina
Uma delas surgiu de uma parceria com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, que pediu à Universidade a cedência do espaço para a organização do seu Encontro Nacional. Assim, entre os dias 5 e 9 de setembro, a Universidade de Évora e a AAUE acolheram entre 100 a 120 estudantes de Medicina, disponibilizando as suas instalações para a realização de palestras e de sessões informativas várias, bem como de momentos recreativos. Para além disso, a AAUE comparticipou o kit de boas vindas, entregue a todos os participantes deste encontro.

O In-Form-Sul
Criado no ano passado através de uma parceria entre a Associação Académica de Lisboa, a Associação Académica de Évora e a Associação Académica do Algarve, este evento reúne os dirigentes das várias associações, e decorreu este ano em Évora, nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Neste encontro, os participantes escolhem várias vertentes – comunicação, gestão ou estratégia – para trabalharem as suas competências e aprenderem novas técnicas, melhorando a sua preparação para a vida associativa.

O Encontro Nacional de Dirigentes Associativos
Nos dias 10 e 11 de setembro, Évora recebeu também o terceiro Encontro Nacional de Dirigentes Associativos de 2016 – depois de Lisboa e Vila Real – no qual foram debatidos os temas mais pertinentes da atualidade académica.

O início das aulas
O dia 19 de setembro marcou o início das aulas na Universidade de Évora, onde mais uma vez a AAUE acompanhou a par e passo a integração dos novos alunos. De acordo com o Presidente da AAUE, Manuel Marchante, quem vem estudar para Évora conta com um acompanhamento constante, não só por parte da Associação Académica, como também pelos alunos de 3º ano (encarregues das atividades de receção aos caloiros) e pela equipa de Notáveis, responsável pela regulação da praxe.

O Portal de Alojamento
Se ainda andas à procura de quarto para a tua estadia em Évora, ou se simplesmente estás a pensar em mudar de casa, o site da AAUE oferece-te uma ferramenta super valiosa: o Portal de Alojamento. Aqui poderás encontrar grande parte da oferta disponível na cidade, onde não falta a informação relativa ao valor mensal e aos contactos do senhorio, tudo para que a tua fase de integração em Évora seja mais fácil.
Acede em alojamento.aaue.pt.

Já conheces a Rede-UE?
Apresentada na 2ª edição da Feira de Emprego, Empreendedorismo e Inovação, que teve lugar no passado dia 22 de setembro, a Rede-UE é “uma quase utopia” idealizada pela AAUE. Com esta nova rede, os alunos da Universidade de Évora poderão, logo a partir do 1º ano do seu curso, candidatar-se a um estágio curricular, acumulando experiência profissional e recebendo em troca o valor correspondente à propina.
A Rede-UE consiste numa parceria com um vasto conjunto de empresas da região, que acolhem os alunos enquanto estagiários. Depois, em vez do pagamento de um salário, estas empresas comprometem-se a pagar as propinas dos estudantes, entregando esse valor diretamente à Universidade. Assim, os alunos continuam a estudar, ao mesmo tempo que adquirem experiência profissional num estágio que não será a tempo inteiro, e cuja carga horária será acordada com a empresa.
A Rede-UE vai aceitar candidaturas no 2º semestre deste ano letivo, para estágios com início no começo do ano letivo 2017/2018.

Visita a AAUE no site oficial, na página de Facebook e no Instagram!

[Reportagem: Tiago Belim]
[Fotos: AAUE]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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