Connect with us

Ciência & Tecnologia

Já sabes tudo sobre o iOS 10?

Avatar

Publicado há

em

Está disponível desde ontem ao final da tarde, aquela que a Apple chama de “a mãe de todas as atualizações”. É o iOS 10, promete melhorar o funcionamento do teu iPhone ou iPad, mas será que sabes tudo o que traz de novo?

O iOS 10 é, como sempre até aqui, gratuito, e já está disponível para download, desde que tenhas o iPhone 5 ou superior (no caso dos smartphones da marca) ou o iPad mini 2 ou o iPad de quarta geração, incluindo o Air e o iPad Pro (no caso dos tablets). Mas afinal o que traz de novo o número 10?

1 – O IMessage está muito mais dinâmico
É a aplicação mais utilizada do iOS, e foram adicionadas novas funcionalidades que vão agradar aos teus olhos e também aos teus ouvidos. Novas animações visuais e sonoras vão dar mais ênfase àquilo que escreveres!

2 – Raise to Wake e o “novo” 3D Touch
Esta nova funcionalidade permite-te agora acordar o ecrã do teu smartphone de forma instantânea. Como? Basta pegares nele!
Depois, se tiveres notificações no ecrã de bloqueio, o 3D Touch passa a desempenhar um papel mais ativo, permitindo-te interagir de forma mais aprofundada com as aplicações em questão, sem teres efetivamente de as abrir.

3 – Gestão de dispositivos domésticos
Uma nova app com o nome “Casa” dá-te agora a possibilidade de, através do teu iPhone ou iPad, teres um autêntico painel de controlo de todos os aparelhos domésticos inteligentes que tiveres em casa. Acender luzes, abrir persianas ou regular temperaturas são apenas algumas das coisas que poderás fazer diretamente do teu dispositivo. Isto, claro, se forem inteligentes…

4 – A Siri já funciona com mais aplicações
Até aqui, usar os comandos de voz da Apple – que é como quem diz, a Siri – só era possível dentro das aplicações da própria marca da maçã. O iOS 10 marca o início da abertura da Siri a apps de outras empresas.

5 – Transcrição de voicemail para mensagens e deteção de spam de voz
A possibilidade de transcrever mensagens deixadas no voicemail para texto é um pormenor útil para impedir que estas mensagens caiam no esquecimento – a quem nunca aconteceu isso?
Já a deteção de spam por voz é uma funcionalidade que outras aplicações já disponibilizam, e consiste na identificação de números desconhecidos e na possibilidade de os categorizar como spam. Assim, poderás ter uma ideia melhor de quem poderá estar a ligar, sem teres de atender a chamada.

De resto, o iOS 10 apresenta alguns melhoramentos visuais, no que diz respeito aos menus e às animações, como é habitual.

Entretanto, como vem sendo hábito, o lançamento de um novo iOS já resultou em algumas queixas de crashes por parte de alguns utilizadores. Pela nossa parte, podemos dizer que fizemos a atualização e tudo correu bem… Fica ao vosso critério esperar pela correção de eventuais bugs, ou avançar já para o download.

[Fonte: Sapo Tek]

[Foto: Apple]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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