E se houvesse uma prenda para te movimentares pela tua faculdade? Falamos concretamente de uma bicicleta para te deslocares pelo campus!
O projeto U-Bike Portugal vai atribuir bicicletas às comunidades académicas de 15 instituições de Ensino Superior. De todas as candidaturas submetidas pelas universidades e institutos politécnicos, este foi o número de instituições aprovadas, o que significa que nestes campus, haverá bicicletas para quem quiser usar.
A Universidade de Aveiro (UA), por exemplo, vai comprar 142 bicicletas convencionais e 97 elétricas para distribuir pelo campus e pelos pólos associados. Toda a comunidade académica da instituição poderá usá-las em regime de aluguer de longa duração, e elas devem começar a estar disponíveis no final deste ano, início de 2017.
De resto, também as Universidades de Évora, da Beira Interior, de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Porto e do Minho, a Universidade Nova de Lisboa, o ISCTE, o Instituto Superior Técnico, e ainda os Institutos Politécnicos de Leiria, de Beja, de Viana do Castelo, de Bragança, do Cávado e do Ave e do Porto obtiveram aprovação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Ao todo, vão passar a existir 3234 bicicletas – 2096 elétricas e 1138 convencionais – em instituições de Ensino Superior, e o objetivo é claro: alterar os comportamentos de mobilidade, apostar na sustentabilidade nas deslocações nos campus universitários.
[Foto: Carlos Benedicto @ Flickr]