A festa da música portuguesa está de volta à aldeia de Cem Soldos, e volta a envolver a comunidade para 3 dias com cerca de 50 concertos.
O festival Bons Sons começa esta sexta-feira, dia 12 de agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, e vai este ano comemorar “dez anos de música portuguesa” trazendo 10 repetentes, que representarão as seis edições anteriores.
Realiza-se num recinto que é a própria aldeia, e decorre em 8 palcos: Lopes-Graça (no largo do Rossio, para a música de raiz tradicional e do mundo), Eira (na antiga eira comunitária, para os novos sons), Giacometti (no largo de S. Pedro, mais intimista), Auditório (para música erudita e de vanguarda, concertos didáticos e comentados e cinema), MPAGDP (na Igreja de S. Sebastião, para o projeto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria), Aguardela (para a música eletrónica), Tarde ao Sol (no adro da Igreja, para a música tradicional) e Garagem (para quem quiser mostrar o seu talento).
Quanto à música, para além dos repetentes – Desbundixie, Deolinda, Kumpania Algazarra, Lula Pena, Danças Ocultas, Joana Sá, Birds are Indie, Lavoisier, Sopa de Pedra e D’Alva -, poderás ouvir também Deolinda, Cristina Branco, Carminho, Jorge Palma, Best Youth, Cláudia Duarte, Alentejo Cantado, João e a Sombra, Indignu [lat], LODO, Da Chick, Niagara, Few Fingers, os DJ Lilocox, Puto Márcio e Rubi Tocha, Diogo Armés, Flak, entre outros.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, com preços entre os 17 euros (bilhete diário) e os 38 euros (passe geral), ambos com oferta de uma caneca do Bons Sons. O passe geral dá ainda acesso ao campismo.
Para chegares ao Bons Sons, basta seguires até Tomar ou Torres Novas e, daí, apanhares a Estrada Nacional 349-3 até Cem Soldos. Existem vários parques de estacionamento à volta da aldeia. De comboio, terás de apanhar o regional até Tomar ou Paialvo, havendo depois um transfer até ao recinto, de hora em hora. O bilhete de ida e volta custa 1,50 euros.
O festival oferecerá ainda 5 euros de desconto no passe geral, a quem o comprar na bilheteira do recinto e apresentar um bilhete de comboio (ida e volta) para as estações que servem o Bons Sons.
[Foto: Organização]