Connect with us

Desporto & Saúde

Aprovado o desenvolvimento do Desporto Universitário

Avatar

Publicado há

em

Foram aprovados por unanimidade na Assembleia da República os projetos de desenvolvimento do Desporto Universitário propostos por PSD e BE.

Os projetos de resolução do Partido Social Democrata (PSD) e do Bloco de Esquerda (BE), que têm como objetivo o desenvolvimento do Desporto Universitário português, foram aprovados por unanimidade na Assembleia da República. Os deputados do Parlamento convergiram na decisão de que é necessário investir no Desporto Universitário português e garantir as condições para que os estudantes do Ensino Superior pratiquem desporto e consigam conciliar a carreira académica e a carreira desportiva com sucesso.

Com base na premissa de assumir o Desporto Universitário como uma ferramenta importante para complementar o trabalho académico desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior, o PSD apresentou cinco pontos na proposta e o BE três. Os deputados sociais-democratas propuseram ao Parlamento que o financiamento à FADU fosse reforçado, “estabelecendo-se metas de crescimento e de desenvolvimento da prática desportiva, ou seja, introduzindo o caráter bianual do financiamento alinhado com os projetos das Universíadas”.
Por outro lado, o BE propôs o reforço do financiamento “ao Desporto Universitário através de uma maior alocação de verba para as Associações de Estudantes do Ensino Superior, através das candidaturas a fundos do Instituto do Desporto e Juventude e de um aprofundamento da relação com a FADU”.

Ambos os partidos lançaram o pedido para que os Jogos Europeus Universitários de 2018, atribuídos às entidades de Coimbra, não sejam esquecidos e seja reforçado o acompanhamento institucional por parte da tutela. O BE apresentou, como terceira e última proposta, que seja realizado “um levantamento dos equipamentos e infraestruturas desportivas dos Serviços de Ação Social das várias Universidades e Politécnicos e se programe um plano de intervenção na reabilitação para os mesmos”.

“Congratulamo-nos por ver que houve iniciativa de apresentar estes projetos e que conseguiram gerar unanimidade entre todos os deputados da Assembleia da República. Significa que todos estamos consciencializados da importância da prática desportiva na formação do indivíduo. Agora é necessário passar da teoria à prática”, afirmou o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *