Connect with us

Novidades

Gulbenkian distingue investigadores de Coimbra

Avatar

Publicado há

em

Foram atribuídas Bolsas de Estímulo à Investigação a dois jovens investigadores da Universidade de Coimbra.

A Fundação Calouste Gulbenkian distinguiu João Calmeiro e João Vareda, investigadores da Universidade de Coimbra, com Bolsas de Estímulo à Investigação no valor de 12.500 euros cada.

João CalmeiroJoão Calmeiro, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, investiga uma proteína importante que poderá ser utilizada como ferramenta contra a cegueira causada por degeneração da retina, uma patologia que afeta mundialmente mais de 15 milhões de pessoas.

 

 

 

 

 

João Vareda_1

João Vareda é investigador no Centro de Investigação dos Processos Químicos e Produtos da Floresta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e foca-se no desenvolvimento de um aerogel à base de sílica para remediação de solos contaminados com metais pesados, que são aqueles que, segundo o investigador, “mais poluem os solos ibéricos”.

 

 

 

 

 

O Programa Estímulo à Investigação da FCG distingue anualmente propostas de investigação em Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses. O prémio destina-se a investigadores com idade inferior a 26 anos, contemplando o investigador e a instituição onde o projeto é realizado. Os prémios vão ser entregues no próximo dia 9 de março.

[Fotos: Universidade de Coimbra]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *