Connect with us

Novidades

Portugal e México nos vencedores do Prémio Científico Banco Santander Totta / Casa da América Latina

Avatar

Publicado há

em

Isabel Araújo Branco, Erica Castanheira e Gustavo Miguel Guillemin são os vencedores da 6ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça, uma parceria entre o Banco Santander Totta e a Casa da América Latina.

Resultado de uma parceria que visa distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina, este prémio distinguiu três estudantes que se evidenciaram em cada uma das categorias a concurso – Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Económicas e Empresariais, todos com o denominador comum do interesse das suas teses para as universidades de Portugal ou da América Latina. Cada vencedor recebe um prémio de 5 mil euros.

Isabel Araújo Branco, de nacionalidade portuguesa, destacou-se na categoria de Ciências Sociais e Humanas, com a tese de doutoramento “A receção das literaturas hispano-americanas na literatura portuguesa contemporânea: edição, tradução e criação literária” realizada na Universidade NOVA de Lisboa. A investigadora analisou as origens ibéricas do realismo mágico português e o seu desenvolvimento e relação com o realismo mágico hispano-americano, tendo estudado em particular o trabalho de alguns escritores de renome.

Erica Castanheira, também de nacionalidade portuguesa, venceu na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a tese “Environmental Sustainability Assessment of Soybean and Palm Biodiesel Systems: a Life-Cycle Approach”, realizada na Universidade de Coimbra. A autora avaliou a sustentabilidade ambiental de três cadeias de biodiesel produzido a partir de soja e palma, cultivados na América Latina e depois produzidos em Portugal, tendo verificado a importância das alterações do uso do solo na pegada de carbono do biodiesel produzido em território português.

Gustavo Miguel Guillemin, o representante mexicano entre os finalistas, distinguiu-se na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, com a tese “Desarrollo de capacidades tecnológicas para el diseño electrónico en productos en Pymes de la Zona Metropolitana de Guadalajara”, na Universidade Nacional Autónoma do México. O investigador estudou sete PME com capacidades de desenho eletrónico, de forma a tentar perceber quais os elementos que intervêm no desenvolvimento destas capacidades.

A cerimónia de entrega do Prémio realiza-se no final deste ano, em data e local a anunciar.

[Foto: Banco Santander Totta / Casa da América Latina]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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