Pintora portuguesa do século XVII, autora de algumas das mais emblemáticas imagens da História da Arte do nosso país, é alvo de uma exposição que decorre até 6 de setembro. “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português” está patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Cerca de 22 mil pessoas já visitaram esta exposição, que é mais do que a apresentação da pintora e da sua obra. Aqui se conta uma história, entre tramas e contextos que se cruzam, narrativas que se sucedem acerca dos seus lugares, dos tempos, das relações e das referências que construíram a vida e a arte de Josefa de Óbidos. Ela (Sevilha, 1630 – Óbidos, 1684) é o alicerce desta grande exposição que nos desvenda, em oito núcleos, o Barroco português.
São mais de 130 peças (pintura, escultura e artes decorativas) vindas de várias instituições nacionais e internacionais, como os museus do Prado e de Bellas Artes de Sevilha, o Mosteiro do Escorial e de inúmeras coleções privadas, portuguesas e estrangeiras, que compõem uma mostra inovadora que o Museu Nacional de Arte Antiga, em parceria com a Ritmos, preparou para este verão.
Nesta exposição poderás conhecer a verdadeira Josefa: a artista e mulher emancipada e culta, cuja fé reflete a espiritualidade do século XVII, e o expoente do Barroco português no ciclo que se seguiu à Restauração.
A exposição decorre até 6 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.
[Foto: Livecom]