Connect with us

Novidades

É preciso visitar Coimbra!

Avatar

Publicado há

em

É o que conclui a startup Uniplaces – uma plataforma de alojamento de estudantes universitários – ao eleger 8 cidades “a não perder” neste verão. E Coimbra, cuja universidade é considerada Património da Humanidade, surge no topo da lista.

Com o ano académico terminado, muitas das “cidades universitárias” europeias veem partir os jovens estudantes, dando a agitação das festas lugar a um ambiente mais calmo, em que é possível usufruir de encantos históricos e culturais, sem pressas. A Uniplaces (www.uniplaces.com) é uma plataforma online para alojamento de estudantes universitários, e elegeu 8 cidades a visitar nesta altura do ano, estando entre elas a cidade de Coimbra.

Coimbra (Portugal)
Conhecida como “a cidade do conhecimento”, Coimbra alberga uma das universidades mais antigas do mundo, considerada pela Unesco como Património da Humanidade. A cidade mantém as tradicionais praxes universitárias, assim como o hábito do traje académico oficial. O seu ambiente universitário é de tal forma conhecido que a Queima das Fitas, que põe fim ao ano letivo, atrai já inúmeros visitantes a este festival de atividades culturais e desportivas, ao qual não faltam inúmeros concertos e, obviamente, cerveja. A partir de junho, com a cidade quase vazia, é a melhor altura para visitar a universidade e a sua impressionante biblioteca Joanina, descobrir em pormenor a catedral ou passear pelo jardim botânico, bebendo um café expresso junto ao rio.

Salamanca (Espanha)
A cidade universitária mais antiga de Espanha, que vibra com um ambiente estudantil único pelas ruas do seu imponente centro histórico. Lugar de personagens ilustres, com uma movida noturna imparável, oferece durante o verão o ambiente perfeito a quem quiser visitar os edifícios da universidade, a praça central, a famosa Casa de las Conchas e as suas belas catedrais.

Pádua (Itália)
Esta cidade alberga a segunda universidade mais antiga de Itália que, a cada ano, atrai mais de um milhar de estudantes desejosos de percorrerem os mesmos corredores que Galileu, Dante ou Petrarca. Cerca de um quarto dos habitantes de Pádua são estudantes, pelo que o ambiente jovem é uma constante durante o ano académico. O sossego do verão permite aos visitantes explorarem os encantos arquitetónicos sem pressa, da capela dos Scrovegni com os seus frescos de Giotto, ao Palazzo della Ragione e à Basílica de Santo António de Pádua.

Nottingham (Inglaterra)
Embora seja mais famosa pela lenda de Robin dos Bosques, Nottingham é uma das principais cidades do Reino Unido com população mais jovem. As suas duas universidades atraem milhares de estudantes, dando-lhe um dinamismo único, deveras fomentado pela vida noturna. É nesta cidade que se encontra o pub mais antigo de Inglaterra, Ye Olde Trip to Jerusalem, aberto desde 1189. No verão, não passa de uma cidade fantasma, onde é possível visitar o castelo com os seus túneis subterrâneos, o museu Galleries of Justice e os jardins Wollaton Hall and Park.

Lovaina (Bélgica)
O principal destino universitário da Flandres alberga a universidade católica mais antiga do mundo, que se presume ter tido entre os seus professores Erasmus de Roterdão. No início de setembro, a sua população aumenta quase 20%, dando-lhe um lufada de ar jovem até junho do ano seguinte. As ruas enchem-se de música durante o Festival Beleuvenissen, a cada sexta-feira de julho. Em agosto, decorre um dos maiores festivais de música urbana da Europa, o Marktrock. Nada como visitar os edifícios históricos da praça principal e a majestosa biblioteca universitária depois de saborear uma Stella Artois, cerveja de fama internacionalmente reconhecida, originária de Lovaina.

Bamberg (Alemanha)
Com as suas ruas medievais e edifícios de telhados vermelhos, o centro histórico de Bamberg é considerado Património Histórico pela Unesco. Apesar de pequena, a população universitária tem crescido bastante nos últimos anos, não se sabe se por uma evolução da universidade se por se centrar na região que alberga mais fábricas de cerveja do mundo (200), dez das quais dentro da própria cidade. O ambiente mais tranquilo do verão convida a visitar as suas pérolas arquitetónicas, como a antiga câmara municipal, a catedral e abadia de São Miguel.

Maastricht (Holanda)
Vibrante e dinâmica, Maastricht é uma das cidades universitárias mais internacionais do país. Quase metade da sua população estudante é estrangeira, que vem atraída por um ambiente jovem e multicultural, uma ampla oferta de lazer e uma vida noturna imbatível. É igualmente um excelente destino gastronómico, com várias estrelas Michelin. Em agosto, celebra-se o Preuvenemint, o maior festival gastronómico holandês. Maastricht disputa com Nijmegen o título de cidade mais antiga do país, repleta de recantos históricos, como as suas muralhas medievais, a fortaleza de São Pedro, a igreja de São Gervásio e a praça do mercado.

Rennes (França)
Com duas universidades de renome, Rennes é conhecida, entre os estudantes, pela sua vida noturna. São tantos os bares na histórica Rue St. Michel que esta é já conhecida como a “Rua da Sede” entre os habitantes locais. Esta animada agitação noturna funde-se com ambientes mais boémios e culturais, como cafetarias e museus. Durante o verão o ambiente é mais tranquilo, permitindo aos visitantes explorarem os seus 90 edifícios históricos, entre os quais a basílica de São Salvador, a praça central, as portas Mordelaises com as suas torres e ponte levadiça ou o parque do Thabor.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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