Connect with us

Novidades

No Coração do Mundo

Avatar

Publicado há

em

O congresso “No Coração do Mundo. Ciências em rede no Mundo Global” acontece hoje e manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Faculdades de Letras da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, propõe uma reflexão sobre o papel das ciências sociais e humanidades na sociedade e no conhecimento.

Álcir Pécora, Daniel Innerarity e Noam Chomsky são os conferencistas principais deste congresso, onde será feita também uma homenagem a José Mariano Gago, recentemente falecido. Segundo os promotores do evento, a reflexão que se propõe realizar tem presente que todas as áreas do saber são essenciais à criatividade e à realização individual e coletiva. Como tal, sem colocar em causa o papel das ciências físicas e biológicas para o incremento do bem‐estar social, importa também compreender que a contribuição das ciências sociais e humanas está igualmente no centro desta melhoria, e que por isso é preciso dedicar‐lhes mais recursos em investigação e formação.

O congresso compreende quatro painéis dedicados à reflexão e ao debate sobre o mundo global: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo e Governar o Mundo. Cada
um desses temas será introduzido por um conferencista, seguindo‐se uma mesa redonda com especialistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspetiva sobre o tema proposto.

O website do evento pode ser consultado em www.nocoracaodomundo.wordpress.com.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *