A Artemrede já abriu oficialmente as candidaturas para o concurso de ideias “Transgressões Urbanas”: Intervir nos Teatros Associados da Artemrede, uma iniciativa que surge no contexto do novo Plano Estratégico e Operacional para o período 2015-2020.
“Transgressões Urbanas” pretende eleger a melhor proposta de dinamização e intervenção nos Teatros Associados da Artemrede nas suas diferentes dimensões – física, arquitetónica, simbólica, comunicacional, incluindo o espaço público envolvente – com o intuito de promover o espaço teatro no contexto urbano, reforçando laços entre ambas as realidades e estimulando novas perspetivas e vivências da cidade a partir da cultura.
Com o objetivo de fazer com que o espaço teatro passe a ser olhado e vivido de uma forma contínua e aberta à comunidade e ao território, as propostas aceites podem incidir sobre uma ou várias disciplinas do setor cultural e criativo, nomeadamente arquitetura, artes visuais, artesanato, artes performativas, design, edição, joalharia, literatura, media, música, novos media digitais, software educativo e de entretenimento, entre outras.
No entanto, o objeto principal das propostas não deve ser um espetáculo de artes performativas, apesar das artes performativas (teatro, música, dança) poderem estar presentes em regime complementar.
As propostas devem possuir um carácter original e serem exequíveis dentro do orçamento proposto (até 10 mil euros), bem como integrar-se e responder aos desafios específicos do território envolvente. O concurso tem em vista a contratualização e a implementação da proposta vencedora (até 30 de junho de 2015) e o prazo de candidaturas termina a 30 de abril.
Nesta primeira edição, o concurso contempla apenas os teatros associados da Artemrede que se situam na região de Lisboa (Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela e Sesimbra).
[Foto: Artemrede]