Connect with us

Lazer & Cultura

O perfil do festivaleiro em Portugal

Avatar

Publicado há

em

O perfil do festivaleiro é um dos principais motivos de interesse do Talkfest – Fórum sobre o Futuro dos Festivais de Música em Portugal. Este ano, o estudo tem 4 vezes mais participações, e muitos motivos de interesse.

Foram vários os indicadores interessantes que o Ricardo Bramão, responsável pelo Talkfest e pelo estudo que traça o perfil do festivaleiro português, nos deu a conhecer. Sabias, por exemplo, que houve um aumento de 22% no número de festivais de música realizados em Portugal, de 2013 para 2014? Destes, 27% não se repetiram, o que significa que ainda há uma percentagem significativa de festivais que aparecem e desaparecem rapidamente.

A este inquérito responderam 1779 pessoas, quatro vezes mais que em 2013. E segundo os dados recolhidos, aos festivais tanto vão rapazes como raparigas – 50% para cada sexo. Quanto à idade dos festivaleiros, a faixa etária dos 17 aos 20 anos é a mais representada (31%), seguida dos 21 aos 24 (26%) e dos 25 aos 30 anos (24%). E as principais emoções que se sentem no recinto? A alegria, a liberdade, a excitação e o prazer.

Os festivaleiros continuam, segundo este estudo, a gastar muito pouco dentro do recinto – a grande maioria entre os 0 e os 20 euros. Em contrapartida, compram geralmente os bilhetes com bastante antecedência – pelo menos 1 mês antes, e muitos deles 2 a 6 meses antes do festival.

E com quem é que se vai a um festival? Com os amigos, claro! 80% dos festivaleiros concorda com isso, e a maior parte vai lá pelo cartaz e pela música (77%), valorizando também o preço (59%) e a segurança e o bem estar (53%). Para lá chegarem, vão procurar informação sobretudo nos sites dos festivais e nas redes sociais, e, durante o tempo do festival, 38% escolhem o campismo, e 29% a casa de amigos ou familiares.

Que comunicas muito nos festivais já se sabe, mas como? 84% dos inquiridos referiu as SMS e 67% a chamada telefónica, e nas redes sociais o Facebook é o rei, com 74% das preferências, seguido do Instagram com 19%.

Finalmente, qual foi em 2014 o melhor festival para os festivaleiros? O NOS Alive surge no topo com 18% dos votos, e o SBSR, o Paredes de Coura e o Rock in Rio com 13% cada. Em 2015, a maior expetativa recai no Paredes de Coura (24%) e no NOS Alive (23%).
De resto, os festivaleiros “tugas” estão cada vez mais atentos ao que se faz lá fora: 18% dizem já ter estado no festival no estrangeiro, e 72% querem muito ir a um.

E tu, enquadras-te neste perfil?

[Foto: Talkfest]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *