Connect with us

Ciência & Tecnologia

Poupar nas contas lá de casa

Avatar

Publicado há

em

O Anyplace é um aparelho que está a ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e que vai permitir aos portugueses poupar 15% do valor das contas da água, gás e eletricidade.

O Adaptable Platform for Active Service Exchange é um dispositivo de gestão de recursos energéticos criado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Tec), que gere de forma automática os sistemas energéticos, selecionando a tarifa mais baixa, a cada momento do dia. Segundo os responsáveis pelo projeto, o AnyPLACE adapta-se a qualquer tipo de casa e não requer a utilização de outra tecnologia ou equipamento.

O Anyplace é liderado pelo INESC Tec e conta com a parceria de diversas universidades europeias, entre elas a Universidade Técnica de Viena (Áustria) e a Universidade de Ciências Aplicadas Ostwestfalen-Lippe (Alemanha). Além das parcerias europeias que incluem empresas como a Bosch, a plataforma contou com um investimento de 2,97 milhões de euros, 2,44 milhões destes financiados pela Comissão Europeia.

O projeto está agora em fase de análise dos comportamentos energéticos nos quatro países envolvidos no consórcio: Alemanha, Áustria, Holanda e Portugal. A plataforma será depois testada em laboratório com base nos resultados obtidos e, no final, haverá uma demonstração na Alemanha.

Os responsáveis contam fazer chegar a tecnologia a Portugal e aos restantes países em 2017. O custo do equipamento não deverá ultrapassar os 100 euros.

[Foto: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *