Escolas Superiores do Politécnico de Setúbal reconhecidas pelas boas práticas ambientais implementadas
As cinco escolas superiores do Politécnico de Setúbal (IPS) receberam uma distinção simbólica pelas suas boas práticas ambientais durante a 1ª Conferência Internacional FEE EcoCampus, organizada pela Foundation for Environmental Education (FEE), pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, local onde decorreu esta iniciativa entre os dias 26 e 28 de abril. No total, 12 EcoCampus portugueses foram distinguidos pelo seu compromisso com a sustentabilidade.
Sónia Santos, subdiretora da Tecnologia do Barreiro, e Alcina Dourado, docente na Educação, receberam a distinção que diz respeito ao ano letivo 2022/2023, altura em que o Politécnico de Setúbal integrou o programa FEE Ecocampus. Recorde-se que este selo só está disponível para as escolas que são reconhecidas como Eco-Escolas: as cinco escolas superiores do IPS, em Setúbal e no Barreiro, têm conquistado este galardão desde 2018/2019.
Na conferência foram partilhados conhecimentos sobre a construção e gestão de campi universitários sustentáveis e abordadas as várias dimensões do programa FEE EcoCampus a partir de 70 workshops, apresentações de pósteres e de artigos de investigação sobre este tema. Tendo assinalado o 20º aniversário em 2023, este programa conta com 183 instituições registadas em 18 países a nível mundial.
Como EcoCampus de 2022 a 2025, o IPS tem ações planeadas para este período de três anos com o objetivo de mobilizar à adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local, de forma articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A criação da Estação da Biodiversidade, a instalação de caixas-ninho para aves, a plantação de espécies autóctones e a criação do projeto de ciência cidadã na plataforma Biodiversity4All são alguns exemplos de iniciativas que têm sido desenvolvidas neste âmbito.
A estas juntam-se outras como as sessões de divulgação e debate com especialistas sobre os ODS a partir, por exemplo, das sessões do Ciclo de Cinema CO2: Conversa, Olha, Ouve; o concurso “IPS Sustentável”, em parceria com o Banco Santander, em que toda a comunidade é convidada a apresentar ideias e ações para uma instituição de ensino mais sustentável, nas vertentes ambiental, social e económica, com as candidaturas a decorrerem até 3 de setembro; ou ainda a ação anual de limpeza do Estuário do Sado, como parte do programa de acolhimento aos novos estudantes, que no presente ano letivo contribuiu para a recolha de mais de duas toneladas de resíduos na zona industrial da Mitrena.