Equipa da Universidade de Aveiro vence concurso de Inteligência Artificial BioASQ (pela quarta vez consecutiva)
Pelo quarto ano consecutivo, a equipa BIT.UA, do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro, foi uma das duas vencedoras do desafio BioASQ, um concurso, organizado pelo Demokritos NCSR, que pretende premiar projetos que aliem a Inteligência Artificial (IA) à investigação Biomédica.
Refletindo sobre o feito, “esta vitória representa mais do que a continuação de uma série de vitórias. Destaca o envolvimento dedicado numa das principais competições internacionais de Inteligência Artificial (IA) e processamento Biomédico de linguagem natural (PNL)”, sublinharam.
Já Richard Jonker e Roshan Poudel salientaram os desafios técnicos que enfrentaram: “Tínhamos prazos rigorosos, mas, com trabalho árduo, conseguimos produzir resultados competitivos”, acrescentando que “os avanços registados e a resposta a perguntas são muito promissores para aplicações no mundo real, desde a melhoria dos sistemas de informação médica até à ajuda no diagnóstico avançado de cuidados.”