4ª edição do Prémio Maria de Sousa abre candidaturas
Promovido pela Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL, o Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar projetos de investigação em Ciências da Saúde, desenvolvidos por jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, que (obrigatoriamente) um estágio num Centro Internacional de Excelência.
Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, salientou a relevância da iniciativa “como uma homenagem a uma ilustre personalidade, cuja paixão e dedicação pela Investigação e pela Ciência nos marcou profundamente. O seu elevado sentido ético e humano continua a inspirar as novas gerações.”
O Neurocientista Rui Costa, Presidente do Júri, considerou que “este prémio tem um significado especial porque a Prof. Maria de Sousa sempre quis auxiliar os investigadores mais jovens a pensarem diferente, a internacionalizarem-se e a desafiarem as próprias fronteiras do conhecimento, por isso, queremos encorajá-los a concorrerem e a mostrarem-nos o seu talento.”
Já Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, afirmou que se “trata de uma distinção que muito nos orgulha, por um lado, pela sua natureza emocional de ligação a uma grande mulher da Ciência, por outro, pela sua vertente de incentivo e apoio ao trabalho científico. Ano após ano, temos verificado, com muita satisfação, que o número de candidaturas é significativo e a sua qualidade crescente.”
O período de candidaturas decorre até dia 31 de maio aqui.