AgriJovem 2023: O evento de sensibilização para oportunidades profissionais na Agricultura
A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza hoje, 13 de outubro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, o AgriJovem, uma iniciativa inédita, dirigida a estudantes com aspirações a desenvolverem um percurso profissional no setor agrícola.
Com o objetivo de promover uma partilha de experiências enriquecedora, de uma forma mais consciente sobre os desafios e oportunidades, um grupo de 40 alunos do Ensino Superior terá a oportunidade de participar em conversas e sessões práticas com protagonistas da política rural nacional e europeia, agricultores com experiência, e jovens em início de atividade, indo ao encontro do “diálogo estratégico sobre o futuro da Agricultura na UE”, anunciado por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, no seu recente discurso sobre o Estado da União.
Iniciando às 09:15 horas, com uma intervenção de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e de Gonçalo Caleia Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura, o evento contemplará, ainda, a entrega dos certificados, às 16:45 horas, seguida do painel de encerramento, sendo as temáticas a abordar solos saudáveis, bem-estar animal, novas técnicas genómicas, sistemas alimentares sustentáveis, conhecimento, inovação, tecnologia, competitividade, e competências.
“Para nós na Europa, esta tarefa da Agricultura — produzir alimentos saudáveis — é a base da nossa política agrícola. A garantia da independência alimentar é, também, fundamental para nós. É isso o que fazem os nossos agricultores. Nem sempre é fácil, uma vez que as consequências da agressão russa contra a Ucrânia, as alterações climáticas que provocam secas, incêndios florestais e inundações, bem como as novas obrigações dos agricultores, se repercutem cada vez mais no seu trabalho e na sua base de rendimento. […] Juntamente com os homens e as mulheres que se dedicam à Agricultura, temos de ser capazes de superar novos desafios. Só assim poderemos garantir a segurança dos alimentos no futuro. Precisamos de mais diálogo e de menos polarização. É por esse motivo que queremos dar início a um diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE. Estou plenamente convencida de que é possível conciliar a Agricultura e a proteção da natureza. Ambas são vitais para nós”, afirmou Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
“É impossível conceber a sustentabilidade futura da Agricultura e das áreas rurais na Europa sem os jovens. Na União Europeia, apenas um em cada dez agricultores tem menos de 44 anos. A renovação geracional e uma aposta em atrair mais jovens para o setor agrícola constituem prioridades da nova Política Agrícola Comum. A iniciativa AgriJovem 2023 procurará acima de tudo despertar a curiosidade dos jovens estudantes para a importância do setor agrícola no contexto dos novos desafios da transição digital e energética. No Ano Europeu das Competências, a troca de experiências entre futuros profissionais, jovens agricultores, agricultores experientes, académicos e intervenientes políticos parece-nos fundamental para lançar as sementes de uma aprendizagem ao longo da vida e de um percurso profissional informado e consciente”, referiu Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.