Académica Start UC distingue três Embaixadoras do Ano
Helena Santos, estudante em Psicologia Organizacional, Maria Inês Roque, estudante de Relações Internacionais e Marta Graça, estudante do Doutoramento em Direito, foram distinguidas como as Embaixadoras do Ano da 7.ª edição do Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo.
Este é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, criado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC).
A distinção teve lugar no jantar de Gala que encerrou a 7ª. Edição deste projeto, que se realizou no dia 29 de junho, tendo sido responsáveis por iniciativas que foram desde a reativação de uma júnior iniciativa, até um evento de economia circular, passando também pela discussão de tópicos como os direitos do trabalho, literacia financeira e a reabilitação de espaços.
Nesta 7.ª edição do Académica Start UC foram realizadas um total de 54 iniciativas, que contaram com quase 8000 participantes presenciais e virtuais e o apoio de 160 parceiros complementares.
A diretora do Santander Universidades, Inês Gouveia, relembrou que “o empreendedorismo não é só fazer uma empresa, é deter uma atitude empreendedora e com uma atitude empreendedora mudamos o mundo”, enquanto o presidente da AAC, João Caseiro, afiançou que o “papel dos embaixadores é assegurar que o empreendedorismo, especificamente através da ASUC, é fomentado na nossa academia”.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, acrescentou que “esta iniciativa é uma mais-valia imensa da nossa Universidade para os nossos universitários e é muito própria do ecossistema de cidade estudantil que Coimbra tem e é”.
Criado pela Universidade de Coimbra e pela AAC com o apoio do Santander e, atualmente, também da Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, o Académica Start UC já envolveu 198 embaixadores, em quase 300 iniciativas realizadas, contando com mais de 55000 participantes e 650 parceiros complementares.
Os estudantes distinguidos como Embaixadoras do ano recebem como prémio uma formação internacional, na área da Inovação e Empreendedorismo.