Tudo o que precisas de saber sobre a Pós-Graduação
“Mestrado ou pós-graduação, qual dos dois escolher?” Esta é uma das questões mais recorrentes que os estudantes têm, após o término da licenciatura.
Qualquer uma das opções implica investimento pessoal e financeiro, por isso há que ponderar muito bem e analisar o tempo de duração, o investimento financeiro, as cadeiras do curso, qual a sua relevância para a carreira e todas as restantes informações – antes da inscrição. Mas uma coisa é certa, apostar na tua formação é sempre uma mais valia!
Terminar uma licenciatura não possibilita apenas dois rumos: dar por terminada a formação ou ingressar no mestrado. A oferta formativa de ensino superior oferece uma outra opção pós-licenciatura: a pós-graduação.
De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a pós-graduação assemelha-se a uma especialização mais curta, realizada após a licenciatura e que permite aprofundar conhecimentos e competências específicas numa determinada área, de forma mais prática e de teor profissional, com com vista à melhoria da sua preparação pessoal e/ou profissional.
Requisitos
O requisito fundamental para te inscreveres numa pós-graduação é teres concluído uma licenciatura. Estas são, portanto, destinadas a todos aqueles que possuam um diploma universitário no âmbito da licenciatura. Por exemplo, um estudante que seja licenciado em Comunicação pode fazer uma pós-graduação em Direito da Comunicação.
Duração
Esta varia de instituição para instituição de ensino. Algumas podem durar apenas meses, mas em média, estas formações que decorrem durante dois semestres letivos (um ano).
As pós-graduações integram as propostas de cursos com o mínimo de 30 ECTS (Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos), que equivalem a 780 horas de trabalho estimado. Os créditos obtidos na realização da pós-graduação podem garantir equivalências para outros cursos de formação avançada, nomeadamente o mestrado.
É importante referir que estas formações académicas não conferem grau académico.
A DGES salienta que estes cursos não estão sujeitos a controlo por parte da tutela, razão pela qual só os estabelecimentos de ensino superior poderão informar sobre os cursos que ministram e as respetivas condições de candidatura e funcionamento.
Não conferindo grau académico, estas formações garantem um diploma: um Certificado de Especialização (cursos de curta duração) ou Diploma de Especialização (casos de média e longa duração).
Custos
Os valores de uma pós-graduação variam de acordo com a instituição de ensino. A reputação, a localização, as cadeiras e a área de estudos podem influenciar o custo. Os custos das pós-graduações não são necessariamente proporcionais ao tempo da sua duração. As pós-graduações podem ter uma frequência mais curta que os mestrados mas em alguns casos, os valores das propinas, podem ser superiores aos de um mestrado. Em média, em Portugal, um mestrado, custa cerca de 1000 euros, mas atenção! Deves verificar em cada instituição quais os custos e formas de pagamento. Um exemplo da variação de custos é no caso de um MBA, uma pós-graduação centrada em negócios e finanças, que pode custar, em Portugal, mais de 30 mil euros.
Mas, quais são as vantagens e os motivos em fazer uma pós-graduação?
E quais são as desvantagens? A pós-graduação permite que o/a estudante se mantenha sempre atualizad@; desenvolve e aprofunda competências específicas, ajuda a definir objetivos de carreira e, por norma, tem uma duração e exigências inferiores à de um mestrado. Por outro lado, não confere um grau académico e, tendo isso em conta, pode significar um investimento financeiro, por vezes alto.
Considerando as tendências de mercado, a constante inovação e evolução de ferramentas e práticas, é fundamental estar atualizad@ para aprofundar conhecimentos e competências. Também a criatividade é estimulada com estas formações. Está comprovado que quanto mais conhecimento obtivermos, mais criativos conseguiremos ser, e a capacidade criativa é um fator determinante no atual mercado de trabalho. Por isso, existem muitos benefícios em apostar numa pós-graduação.
Estas formações são, também, ideais para quem pretende ligar-se a uma área específica dentro de uma profissão. Um dos casos mais conhecidos acontece na área da Enfermagem, em que os estudos pós-licenciatura permitem especializar em áreas como Enfermagem Comunitária, Médico-Cirúrgica ou Reabilitação. Por outro lado, trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho e que procurem uma requalificação profissional, poderão ver nestes cursos um forte aliado para obter competências necessárias. Sem esquecer os/as estudantes que terminam a licenciatura e que simplesmente procuram complementar a sua formação base.
Áreas de Formação
Existem pós-graduações nas mais variadas áreas. Por exemplo, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa tem as opções de Filosofia para Crianças e Jovens, Psicologia do Sono; o Porto Business School tem as opções de Gestão e Estratégia, Operações e Projetos; o Instituto Politécnico de Leiria tem as opções de Turismo Subaquático; Perturbações do Espetro do Autismo; a Faculdade de Psicologia da U. Lisboa tem as opções de Mediação Familiar, Coaching Psicológico; entre tantas outros instituições e tantas outras pós-graduações. As opções (são quase) infinitas!
Qual o melhor momento para apostar numa formação pós-licenciatura?
O momento para apostar numa pós-graduação é o mais correto, quando a tua disponibilidade e motivação se unem e apontam na mesma direção. Se para os teus objetivos, o mais acertado é uma pós-graduação, percebe qual é a melhor e candidata-te. Se queres mesmo apostar numa nova fase de formação, considera as possibilidades que tens e tira o melhor partido do teu investimento, para teres o retorno que desejas!