Politécnico de Leiria debate poluição do mar e invasão de plástico nas praias
“Circular à volta dos plásticos” é o mote da mesa-redonda organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, que acontece dia 26 de abril, pelas 15:30 horas, na Sala Berlengas, no âmbito da exposição “Plasticus Maritimus” da bióloga marinha Ana Pêgo, patente até dia 02 de junho.
Focada na poluição dos mares e do plástico marítimo, integra a programação do I Festival de Reservas da Biosfera da UNESCO, que decorre de 21 de abril a 7 de maio.
A acompanhar a bióloga marinha, o debate contará com André Afonso, biólogo e investigador do Laboratório Marítimo da Guia (MARE/FCUL), que apresentará o seu conto socioambiental “O mar debaixo”.
Ana Filipa Bessa, bióloga e investigadora do MARE, apresenta o seu projeto lixomarinho.app, uma plataforma criada para mapear o lixo marinho encontrado nas praias e sensibilizar a população para a preservação dos oceanos.
A bióloga marinha e investigadora Mafalda de Freitas, do Peladrone, que procura aumentar a competitividade e sustentabilidade das pequenas e médias empresas portuguesas, com a ajuda de tecnologias digitais inovadoras nos processos de pesca, como os drones. O debate é moderado pelo biólogo e diretor da ESTM, Sérgio Leandro.
A mostra integra a programação do Festival de Reservas da Biosfera da UNESCO, de 21 de abril a 7 de maio, nas reservas das Berlengas, de Santana e da Graciosa. O Festival pretende dar a conhecer ao público as Reservas da Biosfera portuguesas a partir de um olhar diferente e celebrar cruzamentos criativos entre diferentes expressões artísticas e manifestações identitárias das comunidades.