Voluntariado Estudantil da Universidade do Porto é premiado
Desenvolvido nas escolas de ensino público do Porto e fruto do empenho e união do Município do Porto e da Universidade do Porto no combate ao insucesso e abandono escolar, o projeto “Voluntariado Estudantil – Combater o Insucesso e o Abandono Escolar” conquistou o 3.º lugar na categoria Ação Voluntariado do Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander”.
Inicialmente, a iniciativa arrancou apenas em três escolas, sinalizadas por serem aquelas que apresentavam os índices mais elevados de abandono e insucesso escolar, mas rapidamente se disseminou pelo território, com o objetivo máximo de apoiar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
A missão de cada voluntário é agarrar a responsabilidade de acompanhar e encaminhar um estudante, em formato tutorial e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de uma hora.
O programa já conta com a participação de seis escolas do Porto, nomeadamente a Augusto Gil, Carolina Michaelis, Rodrigues de Freitas, Miragaia, Irene Lisboa e Eugénio de Andrade.
O Município do Porto reconhece o contributo da iniciativa, enaltecendo a preocupação não apenas em formar cidadãos de elevada competência científica, técnica, artística e cultural, mas também cívica e ética, reforçando o auxílio da mesma para a investigação e valorização do voluntariado, em todas as suas vertentes no quadro do Ensino Superior.