Politécnico da Guarda integra rede nacional de resposta a incidentes informáticos
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou a integrar o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT).
O CSIRT é uma rede nacional de resolução de problemas informáticos, que tem como objetivo aumentar a cibersegurança em Portugal ao proporcionar a cooperação entre os responsáveis nacionais pela segurança informática. Conta com 59 associados e tem a missão de desenvolver os instrumentos necessários para prevenir e responder rapidamente a incidentes nas redes e nas bases de dados.
Através de ações de sensibilização e de aconselhamento, e do desenvolvimento das respostas mais adequadas para os incidentes verificados, o IPG terá como missão contribuir para a segurança nos meios informáticos da instituição.
“A cibersegurança passou a ser central nas sociedades contemporâneas e é fundamental que todos – Estados, academia, empresas, cidadãos – se empenhem em promover um maior nível de segurança dos sistemas informáticos das organizações”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.
O IPG tem contribuído para aumentar a literacia em proteção informática e formado profissionais na área – tendo sido a primeira instituição de ensino superior portuguesa a oferecer um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Cibersegurança. Ter entrado na rede nacional CSIRT, foi um passo muito importante para o IPG, sendo uma alavanca para a transferência de conhecimentos.