Encontro Nacional “Universidade: Chave para o Futuro”
O Encontro Nacional de Universidades tem como objetivo “aumentar e melhorar a ciência nas universidades” e o Iscte assinala a fundação do ensino superior contemporâneo em Portugal nesta cerimónia sobre os desafios do futuro.
A reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, defende que “as universidades devem ter verbas próprias do Orçamento de Estado para promover atividades científicas, as quais podem ir até 10% da presente dotação” e afirma que a atual equipa ministerial “tem vocação para fazer a grande reforma de ligar a ciência ao ensino superior”.
O Encontro Nacional “Universidade: Chave para o Futuro” será realizado no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, no próximo dia 7 de dezembro, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas – CRUP, a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril e a RTP, tendo o alto patrocínio da Presidência da República.
Esta cerimónia é organizada para assinalar os 50 anos da reforma lançada pelo ministro Veiga Simão no Governo de Marcello Caetano, da qual resultou a criação do próprio Iscte, e vai contar com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e a presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, bem como da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
“Aumentar e melhorar a produção científica nas universidades, bem como a sua transmissão ao ensino – e, em consequência, à sociedade e à economia – é um dos temas deste Encontro para refletir e debater a centralidade da universidade no desenvolvimento futuro do país”, afirma a reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, que concebeu esta celebração dos “50 Anos de Reforma das Universidades – 50 anos de Democracia – 1972 a 2022”.
Neste âmbito Maria de Lurdes Rodrigues reforçou que a ciência nas universidades não aumenta a despesa pública e defendeu novas articulações entre as carreiras de docentes e investigadores. No Encontro Nacional “Universidades: Chave para o Futuro” haverá ao longo do dia quatro painéis temáticos.
No âmbito do encontro dedicado aos “50 Anos de Reforma das Universidades – 50 anos de Democracia – 1972 a 2022”, será transmitido na RTP um documentário sobre a reforma de 1972.