UC lança Factory Academy para facilitar integração dos estudantes de Engenharias no mercado de trabalho
O programa UC Factory Academy, criado pela Universidade de Coimbra (UC), foi oficialmente lançado e o objetivo é apoiar os finalistas de licenciaturas e mestrados de Engenharias no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas do setor.
Dadas as exigências do mercado de trabalho atual, este projeto, integrada no Living the Future Academy, pretende contribuir para a crescente adequação entre as competências adquiridas em contexto académico, assegurando a transição estas duas fases da vida, de modo a melhorar a integração dos estudantes.
A primeira frase do programa baseia-se na descoberta/exploração, em que os estudantes, ainda em contexto académico, procuram soluções para desafios reais das empresas parceiras. Já a segunda fase refere-se à imersão, ou seja, os alunos serão selecionados e terão a oportunidade de integrar o ambiente de trabalho empresarial, acompanhados por um mentor.
A par desta forte colaboração entre a academia e o mundo empresarial, serão atribuídos microcréditos no âmbito do programa, bem como bolsas e prémios e definir em função de cada UC Factory Academy.
“As UC Factory Academies concretizam, de forma inequívoca, aquele que é o mote central do projeto Living the Future Academy, liderado pela Universidade de Coimbra: a preocupação com uma formação de qualidade, para jovens e adultos, que só é possível com uma cada vez maior abertura da academia aos contextos empresariais e territoriais”, afirma a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académica e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.
A parceria entre o mundo do trabalho e a oferta formativa (em particular em áreas tecnológicas, mas não só), ao potenciar a aprendizagem mútua e a criação de sinergias e oportunidades para os nossos estudantes e para profissionais, cria as condições para a progressão efetiva do ensino superior, da inovação e da economia. Estamos por isso muito reconhecidos às empresas que estão connosco neste projeto, que se assume como co-construído e customizado.