A importância da saúde mental nos estudantes universitários
Hoje, dia 2 de novembro, comemora-se o Dia da Consciencialização do Stress. Ocorre tradicionalmente na primeira quarta-feira de novembro e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do bem-estar e da partilha de estratégias no combate ao stress.
Neste período de primeira fase de frequências, entregas de trabalhos, teses, e apresentações, conciliar todas as tuas obrigações, com a tua vida social, atividades académicas, como a Praxe, ou as tuas atividades extracurriculares e a tua família, nem sempre se torna fácil.
É expectável um aumento dos sintomas de ansiedade e stress, como irritabilidade, insónias e sintomas depressivos. Com eles vêm o isolamento, a perda de rendimento, as restrições sociais, o medo e a incerteza de falhar no teu desempenho académico.
A Mais Superior está aqui para te apoiar este semestre e ajudar-te a implementar estratégias para lidar com o stress, para que não te sobrecarregues e continuares forte e presente para a tua família, amig@s e colegas.
Partilhamos contigo algumas dicas úteis para combateres o stress:
-
Dorme bem! Dorme entre 7 a 9 horas por dia, para garantir uma boa saúde, seja física ou mental e teres um melhor rendimento durante o dia.
-
Organiza o teu tempo e a tua agenda. Se planeares os teus dias, semanas e meses, irás facilitar a tua vida académica. Evitas acumular matérias, faltar a eventos e entregar trabalhos atrasados. Para potencializares os teus resultados e seres mais eficiente, “controla o teu tempo”. Divide o trabalho em tarefas e estabelece prioridades. Este é um dos segredos para o sucesso garantido.
-
Faz pausas, no estudo e no trabalho. Em momentos de stress, é importante saíres de perto do que está a acontecer por alguns minutos. Retorna quando estiveres mais calmo e racional.
-
Evita, ou pelo menos reduz, o consumo de cafeína, álcool e nicotina. A cafeína e a nicotina são estimulantes, e assim, aumentam o nível de stress, em vez de o reduzir. O álcool é depressor quando tomado em grandes quantidades, mas age como estimulante em quantidades menores. Portanto, usar o álcool como forma de aliviar o stress não é útil.
-
Fala com alguém. Conversares com alguém sobre o que sentes pode ser útil. Ao falares distrais-te dos teus pensamentos stressantes e libertas parte da tensão acumulada. O stress pode impedir que vejas as coisas com clareza. Conversares com um amigo, colega de faculdade, ou com um psicólogo pode ajudar-te a encontrar soluções para o stress e colocares os problemas noutra perspetiva.
Apesar de invisível, o stress tem um peso elevado. Ignorar o stress na faculdade ou no teu quotidiano, pode levar a sérias complicações de saúde. Agora, mais do que nunca, devemos priorizar a nossa saúde mental.