Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria conquista galardão Eco-Escola
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria conquistou o galardão Eco-Escola, referente ao ano letivo 2021/2022, pelas boas práticas desenvolvidas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030. O Eco-Escola é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade levado a cabo pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola, sendo reconhecido o trabalho realizado por docentes, funcionários e alunos em prol do desenvolvimento sustentável com os ODS bem presentes.
O diretor da ESECS, Pedro Morouço, refere:
Quero felicitar toda a comunidade da ESECS por termos alcançado este galardão, sendo a primeira Escola do Politécnico de Leiria a conseguir este reconhecimento pelas boas práticas desenvolvidas em prol dos ODS 2030. Foi um ano em que iniciámos a nossa participação com a perfeita noção que teríamos um longo caminho a percorrer, mas durante as reuniões e contactos com outros professores verificámos que os temas pretendidos eram fortemente debatidos em aulas e projetos”, adiantando ainda que
A Escola “já possuía diversas campanhas de sensibilização relacionadas com energia, alimentação, água e resíduos, bem visíveis em diversos espaços”.
“Mais do que em qualquer outra Escola, este galardão faz todo o sentido para a ESECS pois, para além de serem temas fortemente trabalhados em diversas unidades curriculares, estamos a formar um grande número de educadores e professores que, quando chegarem aos seus locais de trabalho, vão encontrar este projeto implementado e voltar a fazer parte integrante do mesmo, mas desta vez não como alunos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a semente está lançada e toda a comunidade escolar está verdadeiramente preocupada com estas temáticas e em fazer a diferença”, assegura o diretor.