CCISP e Amazon assinam acordo para reforçar competências digitais nos politécnicos portugueses
O CCISP e a AWS assinaram um acordo para promover o desenvolvimento de competências digitais e inovação tecnológica.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Gerente do Setor Público da Amazon Web Services (AWS), Raffaele Resta, reuniram-se para assinar este protocolo que se centra no desenvolvimento de iniciativas destinadas a potenciar o talento digital e as competências digitais.
Foca-se, especialmente, na tecnologia cloud e está pronto para a atualidade, desde a modernização às necessidades tecnológicas da próxima geração. O acordo destina-se para os previstos 130 mil estudantes inscritos nas 25 instituições públicas de ensino superior filiadas no CCISP.
A presidente do CCISP, Maria José Fernandes, afirmou que este acordo “permitirá democratizar a aprendizagem de um conjunto de tecnologias cada vez mais relevantes numa economia digital”. Realçou, ainda o importante contributo dos Politécnicos na transformação digital em Portugal.
Mais um marco no trabalho que os Politécnicos se encontram a desenvolver no campo da digitalização e da capacitação digital dos portugueses, tendo em vista dar resposta às novas necessidades das sociedades modernas da era digital.
Destacou ainda o papel dos politécnicos enquanto “forças motrizes do desenvolvimento e promotores da coesão dos territórios onde estão inseridos”, pelo que “todos os passos relevantes que sejam dados nesse sentido permitirão aos estudantes – futuros profissionais – sintonizar-se com as reais necessidades e desafios das empresas, no terreno, tornando assim os territórios mais competitivos”.
Por outro lado, Raffaele Resta, Gerente do Setor Público para o Sul da Europa na AWS, disse “estamos entusiasmados por colaborar com o CCISP e trabalhar numa colaboração próxima com os Politécnicos para desenvolver a próxima geração de profissionais em Portugal, equipando os estudantes com competências em cloud a pedido e preparando-os para carreiras tecnológicas”.
Os Politécnicos portugueses podem desbloquear o potencial das pessoas, fornecendo formação e recursos de tecnologia cloud para estudantes, funcionários e investigadores. A modernização da sua infraestrutura de TI ajudará também estas instituições a inovar mais rapidamente, aumentar a agilidade e reduzir os custos para abraçar a mudança digital para a melhoria da educação.
Esta colaboração está assente em três pilares, sendo que o primeiro se foca na disponibilização recursos educativos para estudantes e professores, para promover competências digitais através dos programas AWS Academy e AWS Educate. Em segundo lugar, a AWS irá apoiar os membros do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos no reforço e modernização dos seus sistemas de TI através da tecnologia de computação em cloud.
Para além disso, pretende-se, com este acordo, promover o trabalho de investigação de cientistas e investigadores que realizam o seu trabalho nas instituições de ensino superior membros do CCISP.