Maat promove consultas de saúde mental
Num espaço “inesperado”, a Saúde Mental chegou ao museu com a colaboração do maat com o Manicómio que inaugurou o projeto “Consultas sem Paredes” para promover consultas de psiquiatria, psicologia e terapia.
O projeto “Consultas sem Paredes” esteve, mais de dois anos, em fase piloto no espaço Manicómio, no Beato, em Lisboa, e agora chegou ao maat incluído no “Roteiro para a Saúde Mental”. Este é um projeto que reflete sobre o papel dos museus no que se refere à doença mental e na redução do estigma em torno da mesa.
As consultas funcionam em dois locais, no MANICÓMIO – Rua do Grilo 135 e no maat, ambos localizados em Lisboa.
“Procuramos novas soluções para a acessibilidade em saúde mental, cruzando espaços com inovação e provocação. Somos ativistas da saúde mental”, de acordo com o comunicado publicado no site do museu.
Destinado à comunidade em geral, esta parceria funciona “como ir a qualquer outro local para ter uma consulta de psiquiatria ou psicologia”. Salvo algumas diferenças das consultas tradicionais, sobretudo no que se refere ao espaço – que é um canto escolhido pelo candidato, garantindo total privacidade – não existem listas de espera, não há rececionista e ainda não se utiliza termos como “utente” ou “o doente”.
Podes agendar a tua consulta através de consultas.beato@manicomio.pt ou consultas.maat@manicomio.pt.