Job Summit Generalista: a maior feira de emprego online em Portugal
A Job Summit Generalista abre portas para a 7ª edição em Portugal. A maior feira de emprego que te disponibiliza várias webinars sobre centenas de ofertas de emprego e, sem saíres de casa, podes falar em direto com os milhares de recrutadores que estão à tua espera. O evento tem inscrição gratuita e disponível a partir do dia 11 de outubro, mas para saberes mais a Mais Superior falou com Joana Piteira, General Manager do Alerta Emprego.
MS- Qual é a missão do Job Summit e de que forma nasceu este conceito?
JP- O Job Summit surge da identificação do Alerta Emprego das contrariedades que empresas e candidatos sentem em recrutar e ser recrutados em diversos setores. Assim sendo, decidimos criar este evento para apoiar as empresas a contornar a conhecida “escassez de talento” e os candidatos a chegarem até às oportunidades que desejam.
A primeira edição surgiu com o intuito de potenciar o contacto entre profissionais e empresas, como uma nova ferramenta de apoio aos processos de recrutamento e adaptada às necessidades atuais. Assim, acreditamos que esta feira de emprego online representa, sem dúvida, uma oportunidade de as empresas melhorarem os seus processos de recrutamento, tornando-os mais fáceis, mas sem perder o contacto próximo com o candidato. Desta forma, no evento as empresas terão a possibilidade de contactarem com um grande número de candidatos, permitindo acesso a um leque diverso de perfis e de talento nos seus processos de recrutamento.
MS- Quais são as novidades da 7ª edição do Job Summit Generalista que a difere das edições passadas?
JP- O Job Summit Generalista é o maior evento de recrutamento online em Portugal e terá lugar dia 11 de outubro, entre as 9h e as 20h. Empresas e candidatos poderão inscrever-se no evento através do site do Alerta Emprego ou diretamente no site do evento.
Ao longo do evento, as empresas estarão distribuídas em stands virtuais que os candidatos poderão visitar para saber mais sobre as suas vagas. Será também possível aceder a centenas de oportunidades de dezenas de empresas, falar com recrutadores para esclarecer dúvidas ou ainda ter entrevistas de emprego nas salas de chat. Simultaneamente, os profissionais poderão conversar com os recrutadores, participar em webinares que serão promovidos nos stands e também ficar a conhecer melhor as entidades participantes.
MS- O que se pode fazer na feira e como se pode participar?
JP- Para participar no Job Summit Generalista, da ótica do candidato, basta fazer a inscrição no site e entrar no mesmo no dia do evento e visitar as várias empresas e organizações presentes. Os candidatos poderão inscrever-se no até dia 11. As empresas poderão inscrever-se até um dia antes do evento e estarão distribuídas em stands virtuais que poderão ser visitados pelos candidatos para conhecerem mais sobre as oportunidades de emprego disponíveis. Nestes mesmos stands os candidatos poderão ainda falar com recrutadores para esclarecer dúvidas ou ainda ser entrevistados nas salas de chat, através de conversas mais intimistas. Além disto, ao longo de todo o evento decorrerão ainda webinares nos quais os candidatos poderão participar para ficar a conhecer ao detalhe as organizações presentes.
MS- Quais são os nomes confirmados de maior referência?
JP- Neste momento, temos cerca de 40 empresas confirmadas, das mais diversas áreas como o Retalho, com destaque para o IKEA, Banca, Consultoria, Financeira & Seguros, entre os quais o BNP Paribas, ComparaJá.pt. Não esquecendo áreas como a Engenharia, Energia & Indústria e Construção, com destaque para a CIN e a EDP e ainda do setor imobiliário, com a Remax e effiCity.
O nosso objetivo é voltar a alcançar os valores de empresas presentes que assinalávamos no período pré pandémico e, assim, esperamos superar as 40 empresas participantes. Desde 2017, já recebemos cerca de 207 empresas.
MS- Quais são as oportunidades por se tratar de uma feira digital?
JP- A ideia de ter uma feira de emprego online surgiu-nos por sentirmos que era necessário e urgente potenciar uma maior e mais personalizada ligação entre as empresas e os candidatos.
Desta forma, o online permite-nos abater a barreira geográfica que separa candidatos e organizações no momento das feiras de emprego, uma vez que, com este formato, podemos unir candidatos e organizações de todo o mundo, assim como apresentar aos candidatos vagas para trabalhos que podem ser executados em modelo híbrido, remoto e até mesmo fora de Portugal. Por sua vez, o formato online facilita às empresas, por exemplo, a gestão de candidaturas, nomeadamente a filtragem das mesmas, mas também o recebimento de candidaturas simultâneas, sem problemas de gestão de currículos. A isto, alia-se o facto de permitir ainda avaliar os resultados e medir o retorno da presença das empresas e candidatos.
Finalmente, vemos no formato online vantagens também a nível de sustentabilidade financeira. Contrariamente ao que acontece nas feiras de emprego presenciais, onde as empresas e os candidatos são obrigados a suportar despesas de transporte, alojamento e alimentação, deslocações e ainda a utilização ineficiente de tempo, no Job Summit estes pontos não têm de ser tidos em conta.
MS- Qual é o papel que o Job Summit tem no percurso dos jovens, sobretudo no que se refere à procura do primeiro emprego?
JP- O Job Summit será a porta de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens – todos aqueles que quiserem marcar presença. No evento, os mesmos podem dar-se a conhecer às empresas nas quais têm interesse e fazer a sua candidatura para as vagas que têm disponíveis e na qual queiram iniciar a sua carreira, algumas delas até exclusivas do evento. Por sua vez, no Job Summit os jovens terão oportunidade de contactar com recrutadores e ter entrevistas de emprego, que, pela experiência que temos das edições passadas, levam muitas vezes a contratações. Neste sentido, a oportunidade que os jovens procuram pode estar efetivamente no Job Summit.
MS- O que vos faz ser a maior feira de emprego online em Portugal?
JP- O Job Summit já tem alguns anos, sendo que em 2022 celebramos a 7ª edição do evento. Os números que fomos conseguindo ao longo dos anos, quer o número de empresas como o número de candidatos, assim como a elevada satisfação dos mesmos tornam-nos o maior evento de recrutamento online em Portugal. Isto é possível exatamente por ser online, já que neste modelo não temos quaisquer limites respeitantes ao número de participantes, o que nos permite ter mais de 5 mil participantes.
MS- Que tipo de ofertas os jovens podem encontrar e em que áreas?
JP- Nesta feira de emprego temos várias ofertas de emprego, em várias áreas, direcionadas a vários perfis de talento. Das diversas áreas que marcarão presença no evento, vemos algum destaque em oportunidades no apoio ao cliente – com vagas em várias línguas – e as engenharias Informática e Ambiental.
Além disso, existem alguns setores que se destacam também, nomeadamente o da Energia, setores Militares, Público e Defesa (paraquedistas, comandos…), da Tradução, da Administração, Finanças e Contabilidade, Marketing e Publicidade, Seguros, Logística, ou os setores Imobiliários e Turismo e Hotelaria, Retalho, Recursos Humanos e Banca, entre muitos outros.
MS- Em Portugal, qual é o perfil que se procura nos jovens que acabam de terminar os seus cursos?
JP- Sabemos que Portugal é bastante valorizado pelos profissionais que forma e muitos países procuram inclusive os nossos jovens para suprir as suas necessidades de recrutamento. Assim, além da formação, as empresas procuram jovens que se foquem nas soft skills, além de as hard skills.
Assim, as empresas procuram perfis que tenham uma boa capacidade de comunicação, de adaptação e socialização. Além disso, jovens com disponibilidade para aprender e evoluir, acompanhando o crescimento das empresas, não esquecendo que deverão desenvolver um perfil flexível e capaz de ser integrado não só no dia a dia operacional da empresa, mas também na cultura e nas dinâmicas das equipas que movem as empresas.
MS- Quais são as expectativas para esta 7ª edição?
JP- Por não ser a 1ª edição, e a julgar pelo sucesso das anteriores, as nossas expectativas são altas, uma vez que esperamos que o Job Summit continue a ser o maior evento de recrutamento online em Portugal e que continue o trabalho de facilitador e potenciador da relação entre as empresas e os candidatos.
No que diz respeito aos candidatos, pelo feedback que temos vindo a receber, também estão elevadas, já que cerca de 90% dos mesmos afirmaram que voltariam a participar nesta feira de emprego. Do nosso lado, esperamos poder contar com mais de cinco mil participantes, de diversos níveis de experiência.
Desta forma, esperamos também a presença de um leque diverso de empresas a atuar nos mais diversos setores de atividade e o nosso objetivo, neste sentido, será voltar a tocar os números de empresas participantes que tínhamos antes do período pandémico e, sendo assim, esperamos superar as 40 no Job Summit. Ao dia de hoje, podemos dizer que estamos num bom caminho, já que contamos já com cerca de 36 empresas confirmadas de áreas tao diversas como o Retalho, a Banca, Consultoria, Financeira & Seguros e até Construção, e imobiliário. Por fim, no que diz respeito às candidaturas para as vagas em aberto no evento, na edição de 2021, registámos uma média de 375 candidaturas por empresa e cerca de 39 por anúncio, pelo que a nossa expectativa é a de superarmos estes números.