The Lisbon MBA promove parceria com a Galp no âmbito do International Consulting Lab
The Lisbon MBA Católica|Nova e a Galp juntaram-se para uma parceria que implementa o projeto International Consulting Lab que permite aos alunos colocar em prática, em ambiente real, os conhecimentos adquiridos.
Esta iniciativa foca-se no percurso de descarbonização da economia brasileira e, portanto, aos alunos cabe-lhes responder ao desafio de identificar como as indústrias com maior impacto podem ter um futuro mais verde.
O projeto está integrado no programa de MBA Internacional e dá oportunidade aos alunos de implementar a sua aprendizagem num ambiente de Action Learning (“aprender fazendo”). Estes meses vão proporcionar contactos diretos, colaboração com empresas e o reforço do networking. O The Lisbon MBA International é um programa intensivo de 12 meses para profissionais de alto potencial que pretendem melhorar as suas carreiras, concentrando-se exclusivamente numa experiência transformacional, em três continentes diferentes em apenas um ano, tendo aulas na Católica Lisbon e na Nova SBE na Europa, no MIT Sloan nos EUA, e ainda através de um estágio ou pela participação num International Consulting Lab noutro continente.
Devido à forte componente internacional que caracteriza o The Lisbon MBA, para além da equipa ser composta por seis alunos da The Lisbon MBA Católica|Nova, também é composta por elementos Insper Brasil, e são de quatro países diferentes e têm diferentes formações. René Bohnsack e Fábio d’Ávila Carvalho, oriundos do meio académico e ambos com experiência empresarial, são os mentores do projeto. Destaca-se ainda o Programa de Imersão do MIT que foca no empreendedorismo e inovação. É composto por um corpo docente proveniente da Nova SBE, Católica Lisbon e MIT Sloan, permitindo aos alunos desenvolverem uma visão global, essencial para prosperarem no mundo atual.
A Diretora-Executiva do the Lisbon MBA Católica|Nova, Maria José Amich, referiu:
É com muito orgulho que celebramos mais um ano a parceria com a empresa Galp para a realização do International Consulting Lab. Esta é uma oportunidade única para que os alunos do programa do International MBA do the Lisbon MBA ponham em prática os seus conhecimentos e competências adquiridas no MBA, na análise e recomendações para a resolução de um desafio empresarial real. Este ano, o projeto teve como foco as oportunidades de descarbonização no mercado brasileiro. Os alunos, em conjunto com os alunos do Insper, em São Paulo, não só tiveram a possibilidade de aprofundar a estratégia de transição energética de uma das maiores empresas do setor, como também interagir com “stakeholders” brasileiros e trabalhar numa equipa multicultural que certamente contribuiu para a diversidade de pensamento e o enriquecimento da troca de ideias e encontro de soluções.
Pelas palavras de um aluno do MBA International do the Lisbon MBA, Hélio Baptista da Silva destaca que “ter a oportunidade de colaborar neste ambiente diverso é uma experiência enriquecedora porque se consegue incorporar todas estas perspetivas num mesmo problema”. Além disso, “a viagem ao Brasil permitiu-nos trabalhar em conjunto e definir as etapas da implementação do projeto com precisão”.
Head of Renewables & Energy Management Innovation Center da Galp, Emilien Simonot, afirma que “o setor energético se encontra numa transformação completa e sistémica, onde não só as empresas energéticas têm de alterar os seus produtos, mas também os consumidores necessitam de desenvolver os seus hábitos, para que todos sejam bem sucedidos na transição energética. Quando se fala de B2B, e especialmente de indústrias difíceis de abater, o tópico toma outra importância, na medida em que é necessário repensar completamente os seus processos de produção. Para as retrofitting industries investirem numa transformação intensiva (começa a ser uma área de negócios chave para os próximos anos e um foco importante no combate às alterações climáticas), os futuros top executives têm de estar alertados e familiarizados para esta situação”, e conclui:
É aqui que o International Consulting Lab 2022 sobre a descarbonização de hard to abate industries, organizado pelo the Lisbon MBA e a Galp, entra. Durante os dois meses do projeto, demonstramos como os estudantes do MBA, sem nenhum background específico nesta área, são capazes de apreender o tópico e desenvolver planos de ação de redução de emissões, enquanto garantem a continuidade das empresas. A evolução de fatores externos, como a regulamentação ou finanças, vão certamente impulsionar esta tendência.