Sabias que podes reclamar sobre os resultados do CNAES?
O arranque da semana de 12 de setembro trouxe o início da segunda fase de candidaturas do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, tal como as inscrições nas instituições de ensino e a apresentação das reclamações aos resultados da primeira fase do concurso nacional.
Depois da divulgação dos resultados da primeira fase do CNAES, os candidatos têm a possibilidade de apresentar reclamação, entre os dias 12 e 16 de setembro. A decisão sobre as reclamações referentes à 1.ª fase do concurso nacional será divulgada no dia 11 de outubro.
O processo de apresentação da reclamação começa com o preenchimento de um formulário onde te identificas através dos dados pedidos, identificas a instituição de ensino e a fase e ano do concurso a que te candidatas-te. De seguida é solicitado os pontos sobre os quais incide a reclamação. É neste espaço que apresentas o que te levou a iniciar este processo.
Depois de completares todos os campos indicados, deves enviar o formulário por correio eletrónico (acesso@dges.gov.pt), por correio postal ou entregar presencialmente num gabinete de acesso ao ensino superior.
Para que este seja válido, é necessário disponibilizar cópias dos documentos que o fundamentem.
Sabe ainda que o calendário da DGES para 2022/2023 prevê a apresentação de reclamações para os resultados da segunda e terceira fase de candidaturas do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que decorrem entre 30 de setembro a 3 de outubro e 17 de outubro a 20 de outubro, respetivamente. A decisão sobre as reclamações da segunda fase será divulgado no dia 18 de outubro, já a da terceira fase está marcada para 31 de outubro.
Este foi o concurso nacional com a maior oferta formativa de sempre e a primeira fase colocou quase 50.000 alunos nas universidades por todo o país. A segunda fase de candidaturas para o Ensino Superior está a decorrer até ao dia 23 de setembro e podes submeter a tua na plataforma online da DGES.
Sabe mais aqui.