MOTELX 2022 – Os Filmes Vencedores da 16.ª edição
Já são conhecidos os filmes vencedores da 16ª edição do MOTELX 2022. O Festival terminou em grande com mais uma oportunidade para assistir às melhores curta e longa europeias, no passado dia 12 de setembro.
Foi na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, que ficamos a conhecer os vencedores das 5 competições do Festival Internacional de cinema de Terror de Lisboa, durante a Sessão de Encerramento da 16.ª edição do MOTELX.
“VÓRTICE”, de Guilherme Branquinho, é o grande vencedor do Prémio SCML MOTELX para melhor curta-metragem portuguesa, na 16.ª edição do MOTELX, tendo sido atribuído um montante de 5.000€ pelo primeiro lugar. Já que foi considerado, pelo painel de jurados, uma “viagem, da qual não consegue escapar do princípio ao fim – uma das coisas mais difíceis de conseguir num filme e um dos principais objectivos a atingir no género a que este festival se dedica”. O Prémio Méliès d’argent para melhor longa-metragem europeia destacou o “SPEAK NO EVIL”, do dinamarquês Christian Tafdrup que deixa deixa um alerta: “Pensem duas vezes antes de fazer novos amigos”.
Ao “CENSOR OF DREAMS”, de Léo Berne e Raphaël Rodriguez, foi entregue o Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia 2022, por resumir “as ideias essenciais deste género: intuitivo, questionador, avassaladoramente desafiante, sobre a condição humana e o quotidiano”.
O público votou em “DEADSTREAM”, realizado pelo casal norte-americano Joseph e Vanessa Winter, que ganhou o Prémio do Público da 16.ª edição do Festival.
“O FANTASMA DA MINHA INFÂNCIA”, de Carolina Aguiar, Francisco Magalhães e Pedro de Aires, foi a microCURTA vencedora já que “foi a que conseguiu encaixar uma narrativa abstracta com a instalação de medo e, acima de tudo, uma conexão emocional”. O Prémio microCURTAS, uma competição que já se tornou um culto no MOTELX e que desafia à criação de pequenas doses de terror através das novas tecnologias.
Terminou com a exibição de três estreias nacionais “Inferno Rosso: Joe D’Amato on the Road of Excess”, “A Última Praga de Mojica” e “A Praga” e a projecção da curta e da longa europeias vencedoras, “Censor of Dreams” e “Speak No Evil” e já tem data marcada para 2023, que regressa aos ecrãs Cinema São Jorge, de 12 a 18 de setembro.