Estoril Conferences: inspirar a geração do propósito renovar esperança no futuro
Entre o dia 1 e 2 de setembro, realizou-se a Estoril Conferences de 2022, no campus de Carcavelos da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), onde se reuniram dezenas de líderes mundiais, pensadores, ativistas e agitadores que falaram sobre o futuro dos jovens.
Participaram mais de 2000 pessoas, em regime presencial e online, bem como a quatro escolas CEMS: Ivey Business School, Aaltou University, Universidad de los Andes e London School of Economics and Political Science e e cerca de uma centena de profissionais da comunicação social nacional e internacional.
“O Reequilíbrio Do Nosso Mundo: Um Apelo À Geração Do Propósito” foi o mote da agenda das Estoril Conferences que convidou 80 oradores a subir ao palco principal e cerca de 30 sessões paralelas que contara com o alto patrocínio do Presidente da República. O Planeta, as Pessoas, a Paz, foram os tópicos-chave.
O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o Presidente da Fundação Alfredo de Sousa, Miguel Pinto Luz, e Daniel Traça, Dean da Nova SBE marcaram presença na sessão de abertura. “Precisamos de pessoas criativas, inspiradoras e corajosas para reformar as instituições do mundo”, afirmou Daniel Traça.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, relembrou o papel desta geração, considerando-os “líderes do novo mundo”, onde se vão confrontar com vários desafios, destacando a revolução digital, a luta contra as desigualdades, a discriminação, as alterações climáticas e a transição energética.
Durante toda a manhã do primeiro dia de programação, o Planeta esteve no centro do debate, através das experiências do CEO da Solar Impulse Foundation, Bertrand Piccard, que deu a primeira volta ao mundo em balão e num avião movido a energia solar, e de Andri Magnason, realizador de documentários sobre o degelo.
A sustentabilidade foi chamada a debate, através da jornada para o “net-zero”, os caminhos do ativismo ambiental e até o futuro do capitalismo financeiro, para o qual tiveram contributos oradores como Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, Helena Gualinga, ativista ambiental e de direitos humanos, do Equador, Peter Bakker, Presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, e Irene Heemskerk, responsável pelo Centro das Alterações Climáticas do Banco Central Europeu.
Durante a tarde, as Pessoas foram o foco. Questões relacionadas com a inclusão, a diversidade, a autenticidade, a saúde mental e a formação dos jovens, estiveram em cima da mesa, com a participação da Princesa Zahra Aga Khan, o australiano Lee Crockford, ativista para o impacto social, e a Presidente da International Publishers Association, Bodour Al Qasimi, que citou Malcolm X: “Precisamos de mais luz sobre os outros”.
O segundo dia de conferências inclinou-se para a Paz, com a participação da antiga primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, de Aleksander Kwaśniewski e de Kolinda Grabar-Kitarović, ex-Presidentes da Polónia e da Croácia, respetivamente, e ainda de Hryhoriy Nemyria, primeiro vice-Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento da Ucrânia.
, Randi Zuckerberg, fundadora da Zuckerberg Media e colaboradora inicial do Facebook, o economista e filósofo Francis Fukuyama, Anne Applebaum, vencedora do Pulitzer com o livro Gulag, António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, e José Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro cabo-verdiano, também subiram ao palco da Nova SBE no segundo dia.
Na sessão de encerramento a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou que, “se houve alguma vez um momento para ‘mais Europa’, ele encontra-se aqui e agora”.
Com a promessa que regressa em 2024, a Estoril Conferences pretende marcar o início da mudança, promover o diálogo aberto e inclusivo sobre novos caminhos para o futuro com base na sustentabilidade, na justiça e na paz.