Restauração, Hotelaria e Turismo é a área com mais oferta de empregos de verão, com aumento de 29% em maio
A Restauração, a Hotelaria e o Turismo são as áreas que ofereceram mais empregos de antecipação do verão, principalmente nos cargos comerciais e na construção civil com aumentos de +9% e +40%, sendo maio o mês com maior aumento da oferta de trabalho.
Este estudo foi divulgado pelo OLX entre abril, maio e junho de 2022. Face a abril, maio foi o mês que registou maior aumento na oferta no mercado de trabalho. Durante este período a Restauração, a Hotelaria e o Turismo ocupam o TOP 3 das áreas com maior oferta de trabalho nos três meses analisados.
Por outro lado, segundo o estudo que a plataforma publicou, as áreas com menor oferta de emprego, nos meses de abril, maio e junho, são os cargos executivos, desporto e fitness, além de segurança e vigilância.
“Num país como Portugal, já é natural que os hotéis, restauração e turismo sejam as áreas com maior procura sazonal no verão, devido às férias. No entanto, a grande oferta de emprego verificada este ano resulta também do regresso à normalidade que se verifica após dois anos de pandemia. A facilitação das restrições de viajar, ou o regresso total dos eventos são fatores que também explicam esta realidade”, analisa Sebastiaan Lemmens, Diretor Geral do OLX Portugal.
Para além destes dados, é possível verificar as pesquisas dos candidatos, sendo que o “part-time” é o mais pesquisado, seguido de “trabalho doméstico” e “motoristas”como as posições e palavras-chave mais procuradas.
Sebastiaan Lemmens cruzou estas informações com as áreas mais procuradas pelos candidatos que são: Restauração, Hotelaria e Turismo, Limpezas, Construção, bem como Transportes e Logística, neste sentido, referiu:
“Tal significa que, dentro destas áreas, o interesse dos candidatos é muitas vezes por uma opção part-time”.
A oferta por “part-time” e por “limpeza e trabalho doméstico” surgem sobretudo nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, bem como no caso da procura e oferta de empregos de “motorista”. Ao nível da “construção” e oferta de “trabalho a partir de casa” continuam a destacar-se os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.