PRR impulsiona oferta formativa de CTeSP na UA
Este ano a UA colocou a concurso 499 vagas, um aumento de 34% em relação ao ano letivo anterior, num esforço enquadrado no projeto Aveiro Education and Social Alliance, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência. A Aveiro Education and Social Alliance é uma iniciativa liderada pela UA, com quase 230 parceiros externos envolvidos, enquadrada nas medidas Impulso Jovens STEAM e Incentivo Adultos, do Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal. As candidaturas abriram a partir do dia 14 de julho e estão 499 vagas a concurso.
As vagas distribuem-se pelos 18 cursos que, em comparação ao anterior ano letivo, juntam-se mais quatro que estarão em funcionamento em três escolas politécnicas da UA e em diferentes municípios do distrito de Aveiro. os novos CTeSP em Cibersegurança (na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda) e Design e Comunicação Digital de Produto (na Escola Superior Aveiro Norte, em Oliveira de Azeméis), bem como uma nova turma do CTeSP em Desenvolvimento de Software, em Estarreja, que aguarda autorização de funcionamento de nova turma pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), e do CTeSP em Informática e Comunicação Organizacional, em Oliveira do Bairro. Este aumento do número de vagas em alguns cursos tem o objetivo de responder à elevada procura verificada em anos interiores.
A Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN), em Águeda, oferece em Oliveira de Azeméis os cursos de Automação, Robótica e Informática Industrial (regime pós-laboral); Desenvolvimento de Software (regime diurno) – que também aguarda autorização de funcionamento de nova turma pela DGES -; Design e Comunicação Digital de Produto (regime pós-laboral); Gestão de Processos Industriais (regime pós-laboral) e Projeto de Moldes (regime pós-laboral). Em Estarreja, a ESAN oferece os cursos Desenvolvimento de Software (regime pós-laboral) – outro caso a aguardar decisão de funcionamento pela DGES – e Sistemas Mecatrónicos e de Produção (regime pós-laboral).
Na ESTGA, terá em funcionamento os cursos de Cibersegurança (regime pós-laboral); Gestão de PME (regime diurno); Instalações Elétricas e Automação (regime pós-laboral); Manutenção Industrial (regime diurno); Programação de Sistemas de Informação (regime pós-laboral); Redes e Sistemas Informáticos (regime diurno); e Tecnologia Mecânica (regime pós-laboral). Por sua vez, em Aveiro, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) oferecerá Gestão de Vendas e Marketing (regime pós-laboral); Informática e Comunicação Organizacional (regime diurno); e Técnicas e Gestão de Turismo (regime pós-laboral), que aguarda aprovação pela DGES. Em Oliveira do Bairro, o ISCA oferecerá o curso de Informática e Comunicação Organizacional (regime diurno).
Estes cursos estão abertos para alunos do secundário ou para quem tem uma habilitação legalmente equivalente, os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de técnico superior profissional. Os titulares de grau de ensino superior, que procurem uma requalificação profissional no nível 5 do QNQ, também poderão candidatar-se.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, devendo ser submetidas através da plataforma PACO.
Para o caso de teres ficado com algumas questões, lê aqui algumas perguntas frequentes sobre CTeSp.