IADE e IPCA lançam Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais
O digital tem assumido um papel cada vez mais evidente em todas as áreas, os jogos não são exceção. Aliás, muitas soluções baseadas em jogos digitais transcenderam a outros setores, como a economia, a proteção ambiental e a saúde. O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia vai abrir o próximo ano letivo 2022/2023 com um projeto pioneiro em Portugal que consiste no Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, desenvolvido em associação com a Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Com um programa curricular com uma forte base sobre jogos digitais, tecnologias emergentes, media interativa e unidades curriculares opcionais que vão desde o design do som e da interação criativa, às áreas da inteligência artificial avançada, computação gráfica e realidade aumentada, o aluno pode selecionar a sua especialização durante este curso que decorre durante oito semestres. O curso proporciona uma forte vertente de investigação, através da associação aos centros de investigação das duas instituições, a UNIDCOM/IADE e o 2Ai/IPCA.
A grande evolução na utilização de Inteligência Artificial nos jogos digitais transformou-os em sistemas de simulação complexos e a criação deste novo doutoramento vem reforçar o caminho inovador que o IADE tem percorrido a nível de investimento em áreas cada vez mais importantes para a sociedade.
Para o diretor do IADE, Carlos Rosa, “a nova oferta curricular do IADE está em sintonia com o nosso propósito: preparar os estudantes para serem, não apenas futuros profissionais e líderes, mas cidadãos do mundo. Porque vivemos numa era em que a tecnologia reina e quem não a domina começa a ficar para trás, queremos que os nossos estudantes tenham todas as ferramentas possíveis para desafiar os conceitos tradicionais e a si próprios, para acreditarem em si, tornando-se nos melhores entre os melhores, na vida pessoal e profissional”.
Por outro lado, o diretor da EST do IPCA, Vítor Carvalho, refere que
O curso de Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais permite completar o pipeline de conhecimento graduado em Portugal na área dos Jogos Digitais que a EST iniciou em 2009. Este novo curso tirará partido das recentes técnicas de gamificação promovidas no Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) da EST e contribuirá para minimizar a elevada lacuna de profissionais altamente capacitados na área, bem como potenciar o desenvolvimento de um cluster da indústria dos Jogos Digitais em Portugal na prossecução de criação de produtos de elevado valor acrescentado.
IADE e IPCA lançam Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais